sexta-feira, 28 de março de 2014

Você quer aprender alemão?



Esta é para vocês que tanto queriam aprender alemão e achavam difícil.
Vejam, é só necessário um pouco de interesse!


 

Aprendendo alemão... Vejam como é simples...

        A língua alemã é relativamente fácil. Todos aqueles que conhecem as línguas derivadas do latim e estão habituados a conjugar alguns verbos podem aprendê-la rapidamente. Isso dizem os professores de alemão logo na primeira lição. Para ilustrar como é simples, vamos estudar um exemplo em alemão:

        Primeiro, pegamos um livro em alemão, neste caso, um magnífico volume, com capa dura, publicado em Dortmund, e que trata dos usos e costumes dos índios australianos Hotentotes (em alemão Hottentotten).

        Conta o livro que os cangurus (Beutelratten) são capturados e colocados em jaulas (Kotter), cobertas com uma tela (Lattengitter) para protegê-las das intempéries. Estas jaulas, em alemão, chamam-se “jaulas cobertas com tela” (Lattengitterkotter) e quando possuem em seu interior um canguru, chamamos ao conjunto de “jaula coberta de tela com canguru” (Lattengitterkotterbeutelratten).

         Um dia, os Hotentotes prenderam um assassino (Attentäter), acusado de haver matado a uma mãe (Mutter) hotentotes (Hottentottermutter), mãe de um garoto surdo e mudo (Stottertrottel). Esta mulher, em alemão, chama-se Hotentottenstottertrottelmutter e a seu assassino chamamos, facilmente, Hottentottenstottertrottelmutterattentäter.

       No livro, os índios o capturaram e, sem ter onde colocá-lo, puseram-no numa jaula de canguru (Beutelrattenlattergitterkotter). Mas, incidentalmente, o preso escapou.

       Após iniciarem uma busca, rapidamente vem um guerreiro Hotentotes gritando:
       - Capturamos o assassino (Attentäter)
       - Qual? – pergunta o chefe indígena.
       - O Lattengitterkotterbeutelrattenattentäter – comenta o guerreiro.
       - Como? O assassino que estava na jaula de cangurus coberta de tela? – diz o chefe dos Hotentotes.
       - Sim – responde a duras penas o indígena:
     O Hottentotternstottertrottelmutterattenattentäter (assassino da mãe do garoto surdo e mudo que estava na jaula de cangurus coberta de tela).
     Assim, através deste exemplo, podemos ver que o alemão é facílimo e simplifica muito as coisas. Basta um pouco de interesse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário