segunda-feira, 21 de abril de 2014

A Lenda da Primavera



Índios que habitavam certas regiões próximas à Cordilheira dos Andes contavam uma lenda sobre a origem da Primavera:

“Há muitos e muitos séculos, não existia a Primavera. O seu cortejo de luz, cor e perfume não embelezavam a Terra, até então escura e triste.

Os homens, habitando regiões geladas e estéreis, tremiam de frio. A escuridão dos campos áridos, intimidava os corações humanos.

Certo dia, uma índia passeando com o filhinho nos braços, afastou-se de sua taba. Caiu violenta tempestade e a pobre mulher perdeu-se, não conseguindo encontrar o caminho de volta. Aterrorizada, ajoelhou-se e pediu auxílio às divindades. Ouviu uma voz muito forte que lhe ordenava:

- Precisas agir com muita coragem. Procura subir ao píncaro da mais alta montanha dos Andes e faze teu filho tocar o céu com suas duas mãozinhas inocentes. Nesse instante, verás a luz surgir de todos os lados, tudo se tornará claro e encontrarás o caminho de volta.

Ela partiu imediatamente para obedecer à ordem recebida. Às cegas, lutando contra o temporal, começou a escalar a mais alta montanha. Em certos momentos, o desespero se apoderava dela, sentindo-se sem coragem para continuar. Mas ouvia a voz da divindade e adquiria novas forças, prosseguindo sua jornada.

Depois de muito tempo, conseguiu escalar o cume da mais elevada montanha dos Andes. Reanimou seu filho, abatido pelo frio e pelos tropeços da jornada. Ergueu-o para o alto e pediu-lhe que tocasse o céu com suas mãos.

No mesmo instante, iluminou-se a face da Terra. A escuridão e o frio foram banidos. A luz e o calor renovaram a vida de todos os seres. Flores brotaram do chão. Perfumes embalsamavam o ar. As águas entoaram vibrantes melodias.

Nascera a Primavera!”


(Professor Antônio da Rocha Almeida)





4 comentários:

  1. que interessante isso vai me ajudar com meu trabalho sobre a primavera!!

    ResponderExcluir
  2. Quem bom, amigo(a) desconhecido(a) que um texto do nosso modesto Almanaque será útil para um bom trabalho de alguém.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado vou usar para meu trabalho de história!!!

    ResponderExcluir