quinta-feira, 24 de abril de 2014

A maçã de La Fontaine

Jean de La Fontaine



A maçã não ficou célebre somente com Newton ou com Eva. Também entrou na história com esta do genial fabulista francês:

La Fontaine tinha o costume de comer todas as tardes uma maçã assada. Um dia, deixando uma maçã sobe a chaminé, e enquanto estava fora entrou na sala um dos seus amigos que, vendo a maçã, a comeu.

De regresso, La Fontaine deu pela falta da maçã, suspeitou do que tinha acontecido e, na presença do intruso, exclamou, fingindo uma grande emoção:

- Que terá acontecido, meu Deus!... à maçã que aqui deixei?

- Não sei – respondeu cinicamente o amigo que a tinha comido.

- Muito me alegro em não ter sido você que a comeu, porque tinha posto arsênico na maçã, para matar ratos.

- Pobre de mim! Estou envenenado! – pôs-se a gritar o amigo. – Depressa! Mande chamar um médico, por favor, pois fui eu que a comi!

- Amigo – disse La Fontaine calmamente. – Tranquilize-se; agora me lembro que, desta vez não pus nada de arsênico; mas muito me entristece ter sido necessária uma mentira para descobrir uma verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário