sexta-feira, 4 de abril de 2014

Antônio Maria



(1921 – 1964)


          "Às vezes, me sinto muito só. Sem ontem e sem amanhã. Não adianta que haja pessoas em volta de mim. Mesmo as mais queridas. Só se está só ou acompanhado, dentro de si mesmo. Estou muito só hoje. Duas ou três lembranças que me fizeram companhia, desde segunda-feira, eu já gastei. Não creio que, amanhã, aconteça alguma coisa de melhor."

(O diário de Antônio Maria)

 

É muito tarde pra esperar por ela.
Ela não vem ouvir a tua voz.
Esquece, amigo, porque a vida é bela,
a noite é grande e cabe todos nós...

Frases:

"No Brasil, a gente só fala mal de quem não conhece. Conhecendo, fica amigo."

"Toda mulher,  após trinta dias de felicidade,  sente fome e sede de desgraça. Só não irá embora se não tiver condução."

"Para esquecer uma mulher, é preciso gostar imediatamente de outra, embora seja impossível gostar de outra enquanto não se esquece uma mulher."

"A única vantagem de viver com uma mulher é a mulher mesmo. Aponte outra!"

"Como deve ser triste a vida dos homens que têm mulheres de tarde, em apartamentos de chaves emprestadas, com lençóis dos outros!"

"Qualquer governo forte, que procure governar sem oposição e sem crítica, enveredará, fatalmente, na violência, cometerá ímpetos que abreviará sua queda."

"É preciso criar uma polícia que saiba prender, que se contente em prender."

"O suicídio só seria solução se a gente não morresse. Mas geralmente, quem se suicida, morre."

"As pessoas que completam bodas de prata e ouro são doentes."

"Só há uma vantagem na solidão: poder ir ao banheiro com a porta aberta."

"Qualquer dia eu vou morrer é assim mesmo, num bar."

"Se você me encontrar dormindo, deixe; morto, me acorde."


Casos:

1 - Certa ocasião, estava em cima da hora de um programa entrar no ar e, enquanto Chico Anísio e todo o elenco aguardavam ansiosos, Antônio Maria datilografava feito louco para terminar o texto a tempo. Nesse instante, entra uma senhora na redação e diz: "Olhe, eu sou da Campanha Contra o Câncer..." Preocupado em cumprir sua tarefa, sem levantar os olhos da máquina, Antônio Maria, responde: "Eu sou a favor".

2 - Num avião, vendo uma linda mulher lendo um livro de Carlos Heitor Cony, Antônio Maria aproximou-se e disse ser o autor da obra. A conversa evoluiu e, no final da viagem, os dois acabaram num motel. Dias depois, ao contar o episódio ao amigo, Cony perguntou: "E a farra foi boa?" Antônio Maria respondeu: "Foi uma porcaria, Cony, você broxou!"

3 - Antônio Maria costumava ir do Rio a São Paulo, em companhia de Vinícius de Moraes, para encontrar companheiros de farras. Numa dessas viagens, combinaram o encontro no apartamento de um deles e, quando chegaram ao edifício, notaram um princípio de incêndio. Da portaria, Antônio Maria telefonou: "Olha, desçam logo, mas não avisem a ninguém, porque senão vocês vão ter de dar preferência aos velhos e às crianças".

Nenhum comentário:

Postar um comentário