Coluna 1
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Coluna 2
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Coluna 3
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Nível culto:
0. Realização
1. Produção
2. Obra
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0. Documental
1. Policial
2. Musical
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0. Realista
1. Felliniana
2. Expressionista
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Nível sábio:
3. Expressão
4. Ficção
5. Chanchada
6. Aventura
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3. Bíblica
4. Fantástica
5. Épica
6. Psicológica
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3. Glauberiana
4. Desdramatizada
5. Neo-realista
6. De Terror
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Nível gênio:
7. Comédia
8. Cinematográfica
9. Superprodução
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7. Maldita
8. Marginal
9. Independente
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7. Do Cinema Novo
8. Da Avant-Garde
9. Da Nouvelle Vague
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Louco: Qualquer das combinações possíveis, no singular ou no plural.
Palavras alternativas:
Coluna 1: Sátira, Classe B, Série.
Coluna 2: Comercial, Inédita, Engajada.
Coluna 3: Melodramática, Antropomórfica, Acadêmica.
Indicações de Uso
O cinema é uma atividade
artística extraordinária. Seus dialetos são tão amplos e ricos que permitem um
desdobramento semântico em duas categorias de termos e expressões:
histórico/diletante e técnico/profissional.
O linguajar histórico/diletante é
especialmente indicado para espectadores e críticos (mesmo quando
profissionais). Através de uma simples combinação das palavras propostas, você
passará a ser considerado um expert incontestável, frequentador de cinematecas
e salas especiais.
Principais locais de uso: filas
pré-bilheteria e bares pós-sessão (Olaria). Pode ser também usado em atividades
acadêmicas nas faculdades de Cinema e de Comunicação. É um campo de experiência
onde professores estão quase tão despreparado quanto o aluno. Se for o seu
caso, tasque ficha na prova, sem medo!
Exemplos de Aplicação
Papinho informal:
Þ Valeu a pena enfrentar a
fila. Fazia tempo que a gente não via uma Comédia maldita da nouvelle
vague. Eu me lembrei muito de alguns classe B marginais engajados.
Não é?
Crítica fundamentada:
Þ Apesar de premiada em
diversos festivais, a obra não deixa de ser apenas uma ficção documental
realista com raízes em superadas realizações de expressão bíblica acadêmica.
Serve apenas como exemplo de uma cinematografia comercial melodramática.
Dissertação universitária:
Þ As aventuras
psicológicas realistas encerram sempre uma face independente glauberiana.
são filmes inéditos em seu conteúdo e superproduzidos
formalmente. Grandes teóricos avaliam que este gênero, de caráter épico
e antropomórfico, será fatalmente substituído por produções
fantásticas de inspiração felliniana.
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