sábado, 19 de abril de 2014

CINEMÊS l


Coluna 1

Coluna 2

Coluna 3

Nível culto:

0. Realização
1. Produção
2. Obra



0. Documental
1. Policial
2. Musical


0. Realista
1. Felliniana
2. Expressionista
Nível sábio:

3. Expressão
4. Ficção
5. Chanchada
6. Aventura



3. Bíblica
4. Fantástica
5. Épica
6. Psicológica


3. Glauberiana
4. Desdramatizada
5. Neo-realista
6. De Terror
Nível gênio:

7. Comédia
8. Cinematográfica
9. Superprodução



7. Maldita
8. Marginal
9. Independente


7. Do Cinema Novo
8. Da Avant-Garde
9. Da Nouvelle Vague

Louco: Qualquer das combinações possíveis, no singular ou no plural.

Palavras alternativas:
Coluna 1: Sátira, Classe B, Série.
Coluna 2: Comercial, Inédita, Engajada.
Coluna 3: Melodramática, Antropomórfica, Acadêmica.

Indicações de Uso

O cinema é uma atividade artística extraordinária. Seus dialetos são tão amplos e ricos que permitem um desdobramento semântico em duas categorias de termos e expressões: histórico/diletante e técnico/profissional.

O linguajar histórico/diletante é especialmente indicado para espectadores e críticos (mesmo quando profissionais). Através de uma simples combinação das palavras propostas, você passará a ser considerado um expert incontestável, frequentador de cinematecas e salas especiais.

Principais locais de uso: filas pré-bilheteria e bares pós-sessão (Olaria). Pode ser também usado em atividades acadêmicas nas faculdades de Cinema e de Comunicação. É um campo de experiência onde professores estão quase tão despreparado quanto o aluno. Se for o seu caso, tasque ficha na prova, sem medo!

Exemplos de Aplicação

Papinho informal:

Þ Valeu a pena enfrentar a fila. Fazia tempo que a gente não via uma Comédia maldita da nouvelle vague. Eu me lembrei muito de alguns classe B marginais engajados. Não é?

Crítica fundamentada:

Þ Apesar de premiada em diversos festivais, a obra não deixa de ser apenas uma ficção documental realista com raízes em superadas realizações de expressão bíblica acadêmica. Serve apenas como exemplo de uma cinematografia comercial melodramática.

Dissertação universitária:

Þ As aventuras psicológicas realistas encerram sempre uma face independente glauberiana. são filmes inéditos em seu conteúdo e superproduzidos formalmente. Grandes teóricos avaliam que este gênero, de caráter épico e antropomórfico, será fatalmente substituído por produções fantásticas de inspiração felliniana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário