Para
todos os que têm de tratar com clientes irritantes,
ou
com pessoas que se acham superiores aos outros.
Aprenda com a funcionária da extinta VARIG!
“Destrua" um ignorante,
sendo original, como ela foi:
Uma funcionária da VARIG, em Porto
Alegre-RS, deveria ganhar um prêmio por ter sido esperta, divertida e ter
atingido seu objetivo, quando teve que lidar com um passageiro que,
provavelmente, mereceria voar junto com a bagagem... Um voo lotado da VARIG foi
cancelado (por razões óbvias!).
Uma única funcionária atendia e
tentava resolver o problema de uma longa fila de passageiros. De repente, um
passageiro irritado cortou toda a fila, e foi até o balcão, atirou o bilhete em
cima de uma mesa e disse:
− Eu tenho que estar neste voo, e tem
que ser na Primeira Classe!
A funcionária respondeu:
− O Senhor desculpe, terei todo o
prazer em ajudar, mas tenho que atender estas pessoas primeiro, já que elas
também estão aguardando pacientemente na fila. Quando chegar a sua vez, farei
tudo para poder satisfazê-lo!
O passageiro ficou irredutível e
disse, bastante alto para que todos na fila ouvissem:
− Você faz alguma ideia de quem eu
sou?
Sem hesitar, a funcionária sorriu,
pediu um instante e pegou no microfone anunciando:
− Posso ter um minuto da atenção dos
senhores, por favor?
(a sua voz ecoou por todo o terminal). E continuou:
− Nós temos aqui no balcão um
passageiro que não sabe quem é, e deve estar perdido! Se alguém é responsável pelo mesmo, ou é
parente, ou então puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, favor comparecer aqui
no balcão da VARIG, obrigada!
Com as pessoas atrás dele gargalhando
histericamente, o homem olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes
e disse, gritando:
− Eu vou te foder, vadia!
Sem recuar, ela sorriu e disse:
− Desculpe, meu caro senhor, mas
mesmo para isso
vai ter que esperar na fila...
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