domingo, 20 de abril de 2014

Como falar bem



Falar bem é uma peça importantíssima no verdadeiro jogo de xadrez
que é compor uma boa imagem pessoal.

01) Fale sempre se dirigindo a alguém e use pouco o telefone. Não existe nada pior que esse aparelhinho para cansar as suas cordas vocais.

02) Nunca fale com os pés voltados para dentro. Essa postura confere à voz um timbre infantil.

03) Não fume maconha nem use outras drogas. A maconha costuma ressecar a boca, tornando a voz embutida, presa na garganta.

04) Quando falar pense na forma daquilo que está dizendo. Por exemplo: a bola é redonda, o céu é azul... e assim por diante.

05) Não use sapatos nem roupas apertados. Qualquer desconforto físico pode ser refletido no timbre da voz ou na maneira de falar.

06) Procure manter a cabeça reta ao falar. O queixo para baixo reflete uma falsa humildade e o "nariz empinado", uma tendência à arrogância.

07) Se tiver que se apresentar em público e estiver inseguro, passe a mão pelo seu umbigo. Ao lembrar que tem umbigo, sua postura se corrigirá automaticamente. Se a sua insegurança persistir, toque no seu nariz. Lembre-se do ditado: "Cada um é dono do próprio nariz".

08) Falar é como fazer um "abraço sonoro". Portanto, nunca fale sob ou sobre as pessoas. E, sobretudo, não grite!

09) Deixe de lado tratamentos cerimoniais do tipo "senhoras e senhores". Lembre-se de que os direitos são iguais e é preciso tratar a todos com respeito, mas sem formalismos.

10) Ao falar, não balance a cabeça nem gesticule em excesso para não deixar seu interlocutor tonto.

11) Termine a frase sempre no mesmo tom. Não engula a última sílaba nem a última palavra, porque seu interlocutor não é adivinho.

12) Apaixone-se. Quando se está apaixonado, a voz sai bem colocada e assume a verdade daquilo que é dito na forma e na essência.

13) Entusiasme-se: não existem sucesso e apogeu na vida se você não tiver a energia do entusiasmo naquilo que faz.

(Anônimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário