terça-feira, 8 de abril de 2014

Como fazer escolhas mais saudáveis à mesa

(Revista Veja)




Manteiga ou margarina?

A manteiga contém mais gordura saturada do que a margarina, além de colesterol. As margarinas tradicionais, no entanto, são feitas com gordura trans, o tipo mais nocivo para a saúde. Deve-se, por isso dar preferência àquelas isentas de gordura trans em sua composição.

Iogurte ou leite fermentado?

Um não substitui o outro. O iogurte é uma fonte rica em proteínas e cálcio e, muitas vezes, também apresenta frutas em sua composição. O leite fermentado, por outro lado, contém bactéria que ajudam a regular a flora intestinal.

Café ou chá preto?

Os dois são ótimas fontes de cafeína, uma substância estimulante que, consumida moderadamente, serve para manter a atenção e a boa saúde do cérebro. Chá preto tem menos cafeína do que o café – mas ambos, se consumidos em excesso, podem agredir o estômago. Atenção: a melhor forma de preparar o café é com filtro de papel. O filtro retém substâncias que aumentam o colesterol, como o cafestol e o kahweol, o café expresso pode ser um perigo.

Alho ou cebola como tempero?

Ambos são ótimos, juntos ou não. O alho e a cebola são ricos em substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento e o aparecimento de tumores.

Castanha-do-Pará ou de caju?

Ambas são ricas em gorduras mono e polissaturadas, que ajudam a prevenir doenças cardíacas. A castanha-do-Pará, no entanto, é mais rica em selênio, nutriente com propriedades antioxidantes. Uma castanha-do-Pará por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio.

Salmão ou camarão?

Salmão. Ambos apresentam ômega-3, uma gordura benéfica para a saúde, mas as quantidades dela no salmão são muito maiores. O peixe tem ainda outra vantagem: contém bem menos colesterol do que o camarão.

Leite de soja ou de vaca?

Para pessoas saudáveis e que não têm intolerância à lactose, o leite de vaca é a melhor opção – desde que seja desnatado, pois não contém gorduras. Ele é uma ótima fonte de cálcio e proteínas. O leite de soja, por sua vez, mesmo enriquecido com cálcio, não parece ter a mesma eficácia.

Queijo branco light ou ricota?

Ambos são ótimas fontes de proteínas e cálcio, mas o queijo branco light é melhor, porque a ricota é mais gordurosa. As ricotas mais saudáveis são aquelas mais secas.

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