domingo, 13 de abril de 2014

Curiosidades



O que significa a sigla S.O.S?

Muitos acreditam que S.O.S quer dizer Save Our Souls (Salvem Nossas Almas), mas, na verdade, não tem significado algum. Adotada em 1908 pela Convenção Internacional de Radiotelegrafia, foi escolhida por sua simplicidade, nitidez e facilidade de transmissão por qualquer meio de comunicação de longa distância. As letras correspondem também aos sinais do Código Morse mais fáceis de memorizar e identificar: (- - - . . . - - -) três traços, três pontos, três traços.

Por que o pé de coelho é um sinônimo de boa sorte?

O pé de coelho é considerado um talismã desde 600 a.C. Fizeram dele um animal capaz de afastar desgraças, por suas características: os coelhos nascem de olhos abertos, sugerindo uma sabedoria inata; passam grande parte de sua vida debaixo da terra, o que aventa uma conexão com o lado mais misterioso e profundo; são prolíferos, associando-os a riqueza e prosperidade. Ninguém sabe ao certo, entretanto, por que o pé foi escolhido como símbolo de bom agouro – talvez por alguma insinuação falca ou de fertilidade.

Quando surgiram os sapatos de plataforma?

Acredite se quiser, as plataformas existem desde o século XVI. No início serviam para proteger os pés e as saias das mulheres, nas ruas molhadas e lamacentas da Itália. Posteriormente, tornaram-se populares como sinônimo de elegância. Alguns modelos de sapato chegaram a ter 60 centímetros de altura. Ao utilizá-los as mulheres precisavam de ajuda constante a fim de manter o equilíbrio no caminhar. Somente no século XX voltaram a ficar populares.

O que engorda mais: o arroz ou o macarrão?

Na comparação de cem gramas de cada um, o arroz ganha. O macarrão, porém, leva fama porque se adiciona gordura no seu cozimento e somam-se a ele os molhos com suas variações calóricas.

Qual a origem da palavra aluno?

A palavra aluno vem do latim, em que a letra a corresponde a ausente ou sem, e luno, que deriva da palavra lummi, significa luz. Aluno, portanto, quer dizer sem luz, sem conhecimento.

Por que os bebês recém-nascidos choram sem lágrimas?

Ao nascer, os bebês choram, e os pais, encantados, nem percebem que o choro não vem acompanhado de lágrimas. Isso porque as glândulas lacrimais só começam a produzi-las por volta da terceira semana de vida.

(Priscila Arida Velloso, “Oh! Dúvida Cruel” 
e Marcelo Duarte, “O Guia dos Curiosos”)


Nenhum comentário:

Postar um comentário