terça-feira, 15 de abril de 2014

Gurus da saúde



Com dicas simples, preparadores físicos, nutricionistas e médicos ajudam pessoas a abandonar vícios, sair do sedentarismo, melhorar hábitos alimentares e, assim, conquistar a tão sonhada qualidade de vida.

Os dez mandamentos de Nuno Cobra:
preparador físico:

01 - Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador. "Ele é uma agressão ao organismo".

02 - Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas.

03 - Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagar possível.

04 - Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, e é suficiente para obter os benefícios do esporte.

05 - Evite ficar nervoso. Em situações de stress, experimente bocejar e espreguiçar.

06 - Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação. Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida.

07 - Tome ao menos dois banhos frios por dia. Esse hábito é energizante.

08 - Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro.

09 - Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles. Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre.

10 - Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão e procure respirar mais profundamente. Faça elogios com mais frequência. Essa tática funciona como um ímã e faz com que todos queiram estar a seu lado.


Os cinco mandamentos de Alfredo Halpern:
endocrinologista:

01 - Não se culpe por ser gordo. Procure ajuda e emagreça.

02 - Fuja das fórmulas mágicas e das dietas milagrosas. O que vale é aprender a comer.

03 - Não há alimento proibido. O segredo é não exagerar em nada.

04 - É possível comer bem e ter um peso normal.


05 - Obesidade é uma doença e, às vezes, seu tratamento requer a intervenção de medicamentos.          Mas lembre-se: eles precisam ser receitados por um médico.


Os cinco mandamentos de Fernanda Lima e Ari Stiel Radu:
reumatologistas:

01 - Não pratique exercícios em locais expostos à poluição, como avenidas movimentadas. Escolha        horários com menos tráfego ou deixe para se exercitar em casa, numa esteira, por exemplo.


02 - A regularidade traz mais benefícios à saúde do que a intensidade da atividade física.

03 - Fique atento à postura. Se você não se cuidar, todo o seu esforço com atividades físicas                  poderá ser em vão.

04 - Seja paciente com seu corpo. Em um mês, você não vai recuperar o atraso de dez anos.

05 - Evite exercitar-se em horários de calor excessivo, para não sofrer desidratação.

Os cinco mandamentos de Mauricio Hirata:
clínico geral:

01 - Arrume um espaço na agenda para fazer ginástica, como o horário do almoço.

02 - Coma alimentos saudáveis. Se for o caso, leve a comida de casa.

03 - Ponha um comedouro para pássaros na janela de sua casa ou apartamento e observe os movimentos dos animais. "É excelente para relaxar“.

04 - Não perca muito tempo de seu dia no trânsito. Se você mora longe do trabalho, mude-se para mais perto.

05 - Deixe a janela do quarto entreaberta se você tem dificuldade em acordar de manhã. A luz ajuda o cérebro a perceber que já é dia.

Os cinco mandamentos de Tânia Rodrigues:
nutricionista:

 01 - Acostume-se a beber mais água. Deixe uma garrafa de meio litro sobre a mesa de trabalho e outra dentro do carro.

02 - Inclua pelo menos três frutas na alimentação diária. Elas garantem quantidades mínimas de vitaminas, fibras e minerais, que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer.

03 - Não saia de casa sem se alimentar. Se sua refeição for apenas um cafezinho, pelo menos acrescente um pouco de leite à xícara.

04 - O jantar deve ser a refeição mais leve do dia. Se você tem mais fome à noite, faça um esforço e coma menos nesse horário. O corpo se acostumará e você terá mais apetite de manhã.

05 - Coma uma pequena porção de algum alimento rico em carboidrato trinta minutos antes das atividades físicas. Isso vai melhorar seu rendimento.

Os cinco mandamentos de Hong Jin Pai:
acupunturista:

01 - Reclamar da vida só causa stress. Em vez de resmungar porque faz frio, vista um agasalho.

02 - Passamos a maior parte do dia no trabalho. Por isso, você precisa amar o que faz.


03 - Aproveite o trânsito para escutar alguma música de que goste, estudar um idioma ou, se não estiver dirigindo, ler.

04 - Seja otimista. Lembre-se de que todas as crises são passageiras.

05 - A terceira idade deve ser a melhor fase da vida. Estude, exercite-se e leia. Ficar parado só acelera o envelhecimento.
  
Se conseguirmos assimilar e aplicar as dicas desses gurus,
com certeza viveremos melhor...



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