quinta-feira, 17 de abril de 2014

História sobre a coragem de tentar

        

Necessitando escolher um ocupante para a chefia de um setor importante, um rei pôs à prova as pessoas de sua corte. Encontrava-se cercado de súditos cheios de força e sabedoria:

− Vós que sois tão sábios, disse ele, tenho um problema e queria ver qual de vós é capaz de resolvê-lo.

Levou todos os presentes para diante de uma porta provida de uma enorme fechadura, tão grande que ninguém tinha visto igual.

O rei explicou:

− Tende diante de vós a fechadura maior e mais pesada que jamais houve no meu reino. Qual de vós é capaz de abri-la?

Parte dos presentes contentou-se em abanar a cabeça em sinal negativo. Alguns, dentre os sábios, olharam a fechadura mais de perto, mas acabaram por confessar que jamais conseguiriam êxito. Tendo ouvido os sábios, o resto da corte foi unânime em declarar que o problema não tinha solução. Apenas um vizir se aproximou da fechadura. Examinou-a com o olhar e com as mãos. Tentou movê-la de todas as maneiras possíveis e acabou puxando-a de uma só vez. E então a fechadura se abriu! Ela tinha sido apenas empurrada, não estava presa, e bastava uma atitude de audácia de quem não fica preso a uma ideia preconcebida, e costuma passar rapidamente à ação.

E então o rei disse:

− É você que ocupará essa posição na corte, pois não confia exclusivamente no que vê e ouve, mas passa à ação com todas as forças e tem coragem de ousar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário