terça-feira, 15 de abril de 2014

Humildade recompensada


Enio Squassoni

Como Criador e Senhor de todo conhecimento, Deus o distribui à humanidade na medida de seu esforço e dedicação no uso desses conhecimentos para benefício da humanidade em geral. Um bom exemplo deste fato, é a vida de George Washington Carver (1864-1943). Educador, agricultor, cientista da alimentação, fazendeiro, nasceu escravo no Missouri perdendo os pais muito cedo. Estudou por conta própria até formar-se em curso superior, com pós-graduação, tornando-se cientista e professor reconhecido mundialmente por suas pesquisas e descobertas.

Quando lhe perguntavam como conseguiu atingir tal nível de conhecimento, Carver dizia que sempre orava a Deus pedindo mais conhecimentos. Um dia, rezou assim:

Carver:

- Meu Deus, revela-me os segredos do Universo.

Deus:

- Epa, menino! Isto é demasiado para você. Peça algo mais de acordo com o teu tamanho.

Carver:

- Então, Senhor, desvenda-me o segredo do amendoim.

Deus:

- Ah bem! Agora você me pediu algo mais de acordo com a tua estatura. Que assim seja.

Através de suas profundas e dedicadas pesquisas e experiências, Carver desenvolveu 325 produtos derivados do amendoim e mais de 100 derivados da soja e da batata-doce. Massas, pastas, fibras, vitaminas, óleos, alimentos variados, rações, e até medicamentos. Com isto, libertou o sul dos EUA de sua dependência exclusiva do algodão, contribuindo para um grande desenvolvimento da região. Até hoje seus princípios e descobertas são utilizados por inúmeros setores industriais. Não patenteava suas descobertas, alegando: "Deus me deu gratuitamente estes conhecimentos. Como posso vendê-los para alguém?" Que nobre figura e que extraordinário valor para a raça humana!

Gente como Carver enriquece a humanidade. Não importa a raça, a profissão, a idade, a nacionalidade, a religião, o grau de instrução, o nível cultural etc. Correndo o risco de esquecer algum nome importante, pode-se citar: Pasteur, Oswaldo Cruz, Sabin, Alexander Fleming, Schwitzer, Santos Dumont, Eurícledes de Jesus Zerbini, Madre Tereza de Calcutá, Madre Paulina, Irmã Dulce, João Paulo II, Pérola Byington, etc. Não nos esqueçamos também das figuras de Piolim, Arrelia, Fuzarca, Chicharon, Torresmo, Carequinha, e outros que realizaram a santa tarefa de fazer rir e se sentirem felizes as crianças de 4 a 90 anos.

Que Deus abençoe a todos!

George Washington Carver


George Carver em 1906

(Diamond, Missouri, 1864 ou 1865,
Tuskegee, Alabama, 5 de Janeiro de 1943)

Foi um botânico e agrônomo norte-americano que trabalhou na extensão agrícola do sul dos Estados Unidos da América. Ele ensinou técnicas agrícolas para a auto-suficiência dos antigos escravos e ficou conhecido por sugerir centenas de usos para o amendoim e outras plantas, como forma de aumentar o lucros da agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário