quinta-feira, 10 de abril de 2014

Orações populares



Santo Antônio é meu pai,
São Francisco é meu irmão,
Os anjos são meus parentes,
Já estão tendo geração.
Nossa Senhora é minha madrinha,
Prometeu me dar um dote,
Eu peço que ela me dê
Na hora da minha morte.
Lá vem a Virgem Santa,
Dando grito no ar,
As mulher que parem filho,
Venha me ajudá a chorar,
Que as mulheres que não parem fio
Não tem pena e nem pesar.

(Esta oração deve ser rezada por ocasião dos partos difíceis)

Santo Antônio pequenino,
Se vestiu e se calçou,
São Sebastião tomou na mão,
Seu caminho caminhou,
Jesus Cristo encontrou,
Antônio aonde vai,
Vou subir no céu,
Se no céu subirá,
Se na terra ficará,
Quantas missas tu disser,
Toda ela ser ouvida,
Vem o anjo Gabriel,
Perguntando à pastorinha,
Pastorinha de bom dia,
Vestirá Santa Maria Virgem,
Com seu livro na mão,
Rezando quanto podia,
Toda terra estremecia,
Salvai a mim,
Salvai a ti,
Não salvai com judeu,
Que matou o nosso Deus,
Quinta-feira pela luz,
Para sempre amém Jesus.

(Esta oração nos livra dos nossos inimigos)

Estava o Menino Jesus
No rio de Jordão
Se lavando lá
E vem a Virgem Senhora,
Arreda-te Menino,
Para que senhora,
Que os seus inimigos aí vem.
Deixa Senhora,
Se bravos virão
Mansos ficarão,
Se eles tiverem ouvidos
Não me ouvirão,
Se tiverem olhos,
Não me enxergarão,
Se tiverem boca
Não me falarão,
Se tiverem braço,
Não me levantarão,
Se tiverem perna
Não me alcançarão
Se eles trouxerem arma,
Que diz que é cacete,
Os braços se atarão,
E em mim não descerão,
Se trouxer arma,
Que diz que é garrucha,
Os fechos cairão,
Se tiver arma,
Que diz que é espingarda,
Correrá água pelo cano
Assim como no rio Jordão.
São, são córde,
Dome, dominé,
Miserere nobis,
Amém.

(Esta oração copiada e levada no bolso
 livra a gente de todos os perigos)

Com Deus eu me deito,
Com Deus eu me levanto,
Com a graça de Deus
E do Divino Espírito Santo.
Si eu durmir me guardai-me,
Si eu morrer me alumiai-me,
Com cinco velas do altar,
São Pedro diz uma missa,
Nossa Senhora benze minha cama,
Que eu quero me deitá.

(Para ser rezada antes da gente se deitar)

Jesus Menino,
Jesus Reino,
O Senhor que me defende,
Meu corpo não serão preso,
Nem meu sangue derramado,
Me livrai dos inimigos,
Minha alma do pecado,
Me cubra com o seu manto,
Meu Jesus Crucificado.

(Esta oração nos livra dos inimigos, durante as viagens)

(Rossini Tavares de Lima Comunicação feita
à Comissão Nacional de Folclore)


Nenhum comentário:

Postar um comentário