segunda-feira, 5 de maio de 2014

Curiosas Curiosidades



Joel Silveira


Þ Antes mesmo dos seis anos, qualquer criança de Atenas já fala um grego correto, embora seja incapaz de dizer uma única frase em búlgaro.

Þ Após as privatizações, a superfície do Brasil passou a ser de apenas 7.742.000 Km², enquanto a nossa Plataforma Submarina encolheu de 200 para 123 quilômetros.

Þ Conforme atestam documentos recentemente descobertos na Torre do Tombo, em Lisboa, das 17 gonorreias que D. Pedro I contraiu nos bordéis do Rio somente uma teve cura.

Þ O fato de o cantor Caetano Veloso ter feito as pazes com o também cantor Fagner redundou numa violenta queda nas bolsas do Burundi e do Mali.

Þ O cantor Carlinhos Brown não é baiano e do Pelourinho, como se pensava, mas um legítimo aborígine australiano.

Þ Segundo confidenciou a pessoa de sua intimidade, ao deixar o governo, o senhor Fernando Henrique Cardoso pretende retirar-se para sua fazenda, onde irá dedicar-se exclusivamente à criação de bodes expiatórios.

Þ Existem na Índia cerca de 1800 dialetos, sendo que um deles é falado apenas por nove membros de uma mesma família e que por sinal não se dão.

Þ Já está cientificamente provado que quem é dono de um iate de 200 pés não tem qualquer necessidade de saber com quantos paus se faz uma canoa e muito menos uma jangada.

Þ Se Sodoma e Gomorra ainda existissem, o DDD da primeira seria 69 e o da segunda 24.

Þ Se Chitãozinho e Xororó resolvessem abandonar a vida artística, só iriam restar no Brasil 2153 duplas sertanejas.

Þ Serão leiloados em setembro próximo o chicote e a palmatória com os quais o escritor  (?) Paulo Coelho costuma castigar o estilo.

Þ Se perguntarem a uma criança do sertão nordestino de quem ela gosta mais, do papai ou da mamãe? A resposta da criança raquítica será: Gosto é de carne.

Þ Somente agora foi revelado que Stalin jamais conseguiu cantar por inteiro a Internacional, embora soubesse de cor o hino da Islândia.

Þ Por motivo que nem Freud explica, Einstein era incapaz de responder na hora quanto é sete vezes oito, mas nunca vacilou em responder quanto é oito vezes sete.

Þ Por ser escrito numa linguagem chula e afrontar a pudicícia menos rigorosa, os bilhetinhos de D. Pedro I à Marquesa de Santos jamais poderiam ser publicados em qualquer manual de sacanagem.

Þ Há mais de dez anos sem sofrer um só golpe militar, a Bolívia vem sendo considerada pelas agências de turismo como um dos países mais insípidos do planeta.

Þ Além de embebedarem os cachorros da rainha Elizabeth II, os cozinheiros do palácio Buckingham o faziam com uísque importado do Paraguai.

Þ Demorados estudos do Instituto Espacial do Cazaquistão, somente agora divulgados, concluíram que os melhores aviões do mundo são aqueles que sobem e descem sem maiores percalços.

Þ Homossexual enrustido, Leonardo da Vinci sempre dava as costas a quem dele precisava.

Þ Em Waterloo, o que mais indignou Wellington foi o fato de Napoleão ter desnecessariamente prolongado a batalha além da hora do chá.

Þ Quando era senador, o que mais impressionava Rodrigues Alves era ver o seu colega Rui Barbosa discursar seis horas seguidas sem ir uma só vez ao banheiro.

Þ Curioso fenômeno ainda não de todo explicado: na paz os generais ganham mais medalhas do que na guerra. E é também na paz que eles morrem mais.

Þ A baixa estatura e o corpo franzino, comum na grande maioria dos sergipanos, não são consequência de qualquer fenômeno de ordem genética, mas simples imposição dos acanhados limites daquele estado.

Þ No Mali, os gatos pardos não são pardos apenas à noite, mas também durante o dia. O que, curiosamente, acontece com os gatos pardos do restante do mundo.

Þ À noite, quando telefonavam perguntando pelo marido, a mulher de Freud nunca dizia: - Ele está dormindo. Dizia sempre: - Ele está trabalhando. E na verdade não estava mentindo.

Þ Já está definitivamente provado que é no Senegal que faz o calor mais senegalesco do Planeta. Outra peculiaridade daquele país é que lá o inverno só acontece nos anos bissextos dos séculos ímpares.

Þ Atendendo a uma solicitação, posso revelar que já foi encomendado a um escultor anônimo e colocado em lugar que ninguém sabe o túmulo do Soldado Desconhecido.

Þ Curiosidade: o que é do homem o bicho não come, mas o que é da mulher o homem come.

Þ Sempre que toma banho, o homem francês perde em média de três a quatro quilos. Já a mulher francesa emagrece um pouco mais se a ablução é precedida da depilação das axilas e rebaixamento dos pelos púbicos.

Þ Não apenas no Brasil, mas em todo restante do mundo, a estupidez dos americanos sempre tem brilho próprio.

Þ Já está exaustivamente provado que socialite gosta mais de marido do que de homem.

Þ Em suas viagens ao que ele chamava de Índias Ocidentais, Cristóvão Colombo sempre evitou descobrir o Brasil, alegando que na Navegação o trabalho sujo devia ser incumbência dos portugueses.

Þ O fato de só escrever para a posteridade faz com que o romancista Oliozárdio Olivença seja completamente desconhecido não só do pequeno, mas também do grande público.

Þ Até hoje não se conhecem os verdadeiros motivos pelos quais uma única página de Pascal, mesmo quando impressa em papel-de-seda, pesa mais que as Obras Completas (as já e as que serão escritas) do senhor Paulo Coelho.

Þ É hábito em certa tribo de esquimós da Alta Groenlândia aproveitar as duas horas do ano em que o sol aparece para praticar os mais diversos esportes de verão.

Þ Utilizando sempre palavras ocas e valendo-se apenas de verbos gasosos, adjetivos etéreos e substantivos imponderáveis, e abordando temas rarefeitos, o escritor Oldegázio Pimentel conseguiu destacar-se como dono da prosa mais vazia da nossa literatura.

Þ Pequeno e instigante mistério: até hoje os sexólogos (inclusive os de Coral, considerado os melhores do mundo) não encontraram os motivos pelos quais todo homossexual é um ressentido mal-humorado e todo gay um alegre esfuziante.

Þ A prova de que tamanho não é documento é o fato de Napoleão, munido apenas de uma piroquinha ter sodomizado toda a Europa.

Þ O senhor Antônio Carlos Magalhães é um dos raros brasileiros que têm o olhar na mão e na contramão. Enquanto seu olho esquerdo está indo, o direito está voltando.

Þ Se quiser viver bem neste século, só precisa aceitar o impossível, viver sem o indispensável e suportar o intolerável.

Þ Curioso: o cantor Gilberto Gil, criador da pacholice quântica, é a única pessoa no Brasil (e parece em toda América Latina) que ainda cultiva o chamado olhar brejeiro.

Þ Nos últimos anos de seu confinamento na Ilha de Santa Helena, a saúde de Napoleão começou a deteriorar-se ainda mais quando ele foi informado de que um grupo de fanáticos bonapartistas pretendia sequestrá-lo e levá-lo para São Luís no Maranhão. A morte, poucos meses depois, livrou o Grande Corso, dessa que ele considerava a última e humilhante provação.

Þ Sabe-se hoje que apenas duas pessoas no mundo inteiro conheceram e até privaram da intimidade do Soldado Desconhecido da II Guerra. Só que a identidade daquelas pessoas jamais foi revelada.

Þ Devido à recente onda de frio nas regiões Sul e Sudeste do país, o PIB brasileiro encolheu 0,12%, ou seja, cerca de cinco milímetros.

Þ Mesmo no auge da excitação e consequente endurecimento, o tamanho do PIB brasileiro não chega a impressionar.

Þ Assaz curioso, quiçá sintomático: há pelos três anos que ninguém no Brasil arrebenta a boca do balão, como também já não são numerosos os brasileiros que estão botando pra quebrar. Por outro lado, tem crescido acentuadamente o número dos que já tiraram o cavalinho da chuva e ainda maior a quantidade dos que pisaram na bola e pagaram mico.

Þ O professor Vasliv Kirenko, da Letônia, considerado o maior poliglota do mundo no período anterior à epidemia de febre amarela e da revolução bolchevique de 1917, tinha a capacidade de escrever e ler fluentemente em 43 línguas e um número infindável de dialetos das mais variadas regiões do planeta. Apesar, no entanto, de tal surpreendente dote, Kirenko, devido à língua enrolada e ao lábio leporino, jamais conseguiu se fazer compreendido em qualquer idioma, inclusive o próprio.

Þ Demorada pesquisa do Instituto de Altos Estudos Genitais-Ovarianos, de Vevey, na Suíça, e da qual participaram mais de 2 milhões de pessoas entre entrevistadores e entrevistadas, constatou que 96% das mulheres adeptas do neoliberalismo tem o hímen complacente; e 87% mostraram indiferença pelo coito anal.

Þ Constando com a melodia triste, que lembra a dorida cantilena das carpideiras dos velórios sertanejos, o Hino de Sergipe começa curiosamente assim: “Alegrai-vos, sergipanos...”

Þ O indignado protesto é dos cientistas do Centro de Altos Estudos Telúricos dos Açores: não passa de deslavado terrorismo, visando à destabilização da economia internacional, o boato de que a Terra só teria mais 10 bilhões de anos.

Þ Dono de razoável fortuna, Peruchino de Bosco viu a mesma esvanecer-se quando resolveu instalar uma fábrica de cintos de castidade na devassa Veneza do século XIII.

Þ Poucos sabem, mas o apresentador Ratinho e os hipopótamos têm algo em comum: ambos expelem suas flatulências pela boca.

Þ Segundo professor Ivan Krosof, catedrático de Assuntos Gerais da Universidade de Minsk, a frase “sonhei que Fulano havia morrido” não implica qualquer sentido profético ou premonitório, já que, como afirma Krosof, baseado em prolongadas pesquisas, todo Fulano morre um dia. E também todo Sicrano.

Þ Previsão do Instituto de Estudos Oníricos de Oslo, comunicada solenemente na semana passada ao nosso embaixador na capital norueguesa: no dia 17 de dezembro próximo nascerá em Guaratinguetá uma criança de nome Cesário que, em 2049, pleiteará a Presidência da República, mas será fragorosamente derrotado, inclusive em sua cidade natal, sendo mesmo o menos votado entre os demais 27 candidatos, e isso apesar de ter tido expressiva votação nas cidades ribeirinhas do Alto Xingu.

Þ Aos que viviam lhe perguntando coisas, o que acontecia toda hora, o filósofo Tapiarrah Karkessin (dito “O Rouxinol da Armênia”, pois só vivia assoviando), costumava responder: - Insensato é aquele que indaga de um sábio, como eu, que levarei meses e anos para procurar uma resposta que jamais encontrarei. Noutras palavras: quem quer saber tudo imagina que sabe acaba continuando a não saber nada. Dizia isto e voltava a assoviar.



15/08/2007 - 11h54min

Jornalista e escritor Joel Silveira morreu aos 88 anos no Rio.

O escritor e jornalista Joel Silveira morreu hoje (15.06.2007) aos 88 anos no Rio de Janeiro. Ele estava em casa e sofria de câncer de próstata.

Silveira estava doente há muitos anos. Nas últimas semanas, apresentou uma anemia profunda, piorando o quadro. Segundo sua filha Elisabeth Silveira, 61, ele morreu dormindo, às 8h. “Ele tinha um tumor há muitos anos e não quis fazer nenhum tratamento”, afirma ela. “Mas morreu em paz, como merecia.”

A pedido do jornalista, não haverá velório. A cerimônia de cremação ocorrerá na quinta-feira (16.08), no crematório da Santa Casa de Misericórdia. A despedida será iniciada às 14h. Silveira deixa três filhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário