terça-feira, 13 de maio de 2014

O Estádio dos Eucaliptos



Eucaliptos

Os primeiros treinos do Inter, em 1909, são em um terreno baldio no fim da Rua Arlindo, entre a Saldanha Marinho e José de Alencar. Em 1910 o time vai para o Campo da Várzea, dividido com o time do Colégio Militar, na Volta do Cordeiro (referência ao comerciante português José Antônio Cordeiro, que cede um galpão onde os jogadores guardam as goleiras depois de cada treino e jogo, para evitar que elas sejam roubadas por ladrões de madeira). Sulcos no chão são marcados com leite de cal para demarcar as linhas do gramado, em dias de futebol.

Depois de algumas divergências com os alunos do Colégio Militar, em 1912 o Inter aluga a Chácara dos Eucaliptos. É uma alameda com frente para a Rua da Azenha, no início da José de Alencar, o primeiro local de jogos exclusivo do Inter. Tinha uma cerca de tábuas, e um portão de madeira firmado em colunas de alvenaria, parapeitos, vestiários com cobertura de zinco e chuveiros, e arquibancadas de madeira, construídas nos próprios eucaliptos, que firmam a sua estrutura. Em 1928 o dono da chácara comunica a intenção de venda do terreno. O Inter tem prazo e preferência de compra, mas não possui o dinheiro, 40 mil contos de réis.

Em 1929 o engenheiro Ildo Meneghetti é eleito como presidente do Inter e encontra um terreno disponível na Rua Silveiro, que na época estabelece o limite da cidade de Porto Alegre. O Inter faz a compra, e tem, finalmente, o seu primeiro patrimônio, 20 anos depois de sua fundação. Meneghetti coloca à venda ações para a construção do novo Estádio dos Eucaliptos.

A inauguração é em março de 1931, com um Gre-Nal, vencido pelo Inter por 3 a 0. O Eucaliptos (que mais tarde ganha o nome de Ildo Meneghetti) tem inicialmente 10 mil lugares, com um pavilhão de madeira na Rua Silveiro e uma arquibancada de cimento no lado oposto. Para a Copa do Mundo de 1950 o pavilhão da Silveiro também passa a ser de concreto, por conta da Confederação Brasileira de Desportos, CBD. O Mundial tem dois jogos no estádio – Suíça x México, e México x Iugoslávia.

A última partida no Eucaliptos é disputada em março de 1969: o Inter ganha do time mais antigo do futebol brasileiro, o Rio Grande, por 4 a 1; o velho ídolo Tesourinha entra só no final, joga alguns minutos, e arranca a rede de uma das goleiras. (Foto abaixo).


Matéria: Internacional



Torres de edifícios no local do estádio,
e uma placa em memória do Eucaliptos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário