domingo, 6 de julho de 2014

Histórias de Paraquedistas III

Salto noturno


Foto de site da Brigada de Infantaria Paraquedista

Leia a narrativa do Sargento Amacyl Pereira da Cunha



Ly Adorno e Amacyl - anos 50 na Colina Longa

No dia 5 de abril de 1963, eu estava à janela do meu apartamento, em Marechal Hermes, por volta das 19 horas, quando ouvi o barulho dos motores do avião C-82 e, poucos segundos depois, avistei a aeronave que se dirigia para a ZL (Zona de Lançamentos) dos Afonsos; era mais um salto noturno.

Quanto a isso nada havia de extraordinário, porque esses saltos são comuns, pois quase que diariamente são realizados, e eu costumo a assisti-los, como disse, do meu apartamento. Acontece que nesse dia (5 de abril de 1963), havia algo diferente naquele ato, e eu sentia como que uma força estranha a chamar-me à atenção para o que se passava..., foi então que liguei os fatos; realmente, aquele salto não era de rotina, pois, algumas horas antes, o nosso saudoso companheiro Sargento Nicolau havia falecido, vítima de acidente de salto. Então eu compreendi o porquê daquele meu estado de espírito, e fui como que tomado por uma onda de emoção e dúvida. A dúvida que pairava no meu espírito naquele momento era saber por que aqueles bravos soldados do ar estariam saltando? – Seria em homenagem ao heroico Sgt. Nicolau – que morrera horas antes lutando contra as forças (invencíveis) do destino, ou seria simplesmente de protesto e desprezo à traiçoeira morte, a qual havia ceifado a vida de um de seus companheiros? Confesso que naquele momento não consegui resposta a estas perguntas, e a dúvida continuou (e ainda continua) a martelar-me o cérebro...

Por que saltariam eles? Porém de uma coisa tive absoluta certeza: naquele momento tratava-se de uma luta titânica entre os arrojados paraquedistas e a maldita morte, e esta (a morte) fora fragorosamente derrotada e, como que acovardada e trêmula, numa correria louca, fugiu para bem longe, desaparecendo na imensidão da noite.

VENCERA A MÍSTICA DOS PARAQUEDISTAS!

§ § § § §


Ly Adorno e Amacyl - anos 2000, Área de Estágios

Observação: Quando havia um acidente com morte de um paraquedista, no mesmo dia e a qualquer hora do dia, todos eram convocados para saltar, demonstrando, com isso, que não temiam a morte, que a morte não os venceriam. Pelos menos era assim até os anos 60...

Nilo da Silva Moraes


12 comentários:

  1. Nós temos histórias pra contar a vida inteira,é isso que nos faz diferentes,pq fazemos a história.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre um grandioso e belo trabalho meu professor . Saudoso abraço deste pqdt 40.983 de 1985 .

    ResponderExcluir
  3. Grande amigo Honório, que bom saber que gostaste do nosso modesto trabalho. Que saudade da tua hospitalidade e da tua família. Um abraço fraternal deste quase velho gaudério do Sul. (Nilo Moraes)

    ResponderExcluir
  4. Virei fã do blog. BRASIL ACIMA DE TUDO! Pqdt Magalhães 46.645 1988/3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Pqdt Magalhães, obrigado pelo gentil comentário.

      Do amigo gaúcho, Nilo da Silva Moraes, Pqdt 11.779 do 1964/4.

      Excluir
  5. NILSON NORONHA DA ª CIA DE FUZILEIRO DE REGIMENTO SANTOS DUMONT EM 1964 SAUDADE SAUDADES DO TEMPO

    ResponderExcluir
  6. MEU EMAIL NILSONNORONHAGO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Pqdt 11978 do turno do 1964/6, Noronha, nós tivemos as mesmas emoções e servimos num ano conturbado.
      Qual foi a tua unidade e a tua companhia?

      Excluir
  7. Eu estava escalado para saltar neste dia campos 5 cia

    ResponderExcluir