quarta-feira, 23 de julho de 2014

Te aprochega, tchê!

Olha só quem passou por aqui...

(Em Porto Alegre)

O Rio Grande do Sul pode não ser a esquina do mundo (como alguns gaúchos gostariam...), mas muita gente famosa já deu uma curva por aqui.

Texto e pesquisa de Jorge Furtado para o caderno Cultura de ZH

Anos 30 Þ Jorge Luís Borges: Em Santana do Livramento, o escritor argentino teria visto um homem ser morto. O testemunho aparece de forma sugestiva no conto El Muerto, sobre um contrabandista na fronteira entre Brasil e Uruguai

1932 Þ Noel Rosa: Como integrante dos Ases do Samba, Noel Rosa se apresentou no Cine Teatro Imperial em 29 de abril. Após apresentações no Cine Teatro Carlos Gomes e excursão pelo interior, fez show em 24 de maio.

1935 Þ Carmen Miranda: Cinco anos antes de brilhar em Hollywood com o filme Uma Noite no Rio, a atriz e cantora de origem portuguesa fez temporada de shows no Cinema Imperial. Em 1936, voltou à Capital para cantar na Rádio Farroupilha.

1938 Þ Walt Disney: o pão do Mickey esteve em Porto Alegre às vésperas da II Guerra Mundial. A visita durou meia hora, tempo da escala de seu voo entre Rio e Buenos Aires. Recebeu as boas-vindas do escritor Érico Veríssimo.

1949 Þ Albert Camus: A visita do escritor, no dia 9 de agosto, rendeu um capítulo no livro Diário de Viagem. Camus fala da chegada a Porto Alegre. Diz que a luz é bela, mas a cidade é feia, apesar de seus rios.

1951 Þ Che Guevara: A Vida em Vermelho, Jorge Castañeda diz que o guerrilheiro passou pelo Estado. De Porto Alegre, Che teria enviado correspondência à tia, comentando sobre as “ardentes mulheres” gaúchas. Uma linda mulata da cidade.

1953 Þ Charles Trenet: O canto francês, autor de La Mer, vindo de Buenos Aires indo para o Rio de Janeiro, fez uma escala em Porto Alegre. O show seria num domingo pela manhã, dia 23.01.1953, e caiu um forte temporal na cidade, afastando o público, que compareceu em pequeno número. O cantor, sentindo-se desprestigiado, não quis mais cantar, o que resultou em sua prisão.

1959 Þ Marlene Dietrich: No auge da fama, a atriz alemã passou por Porto Alegre, fazendo escala no aeroporto Salgado Filho, onde uma multidão de fãs a aguardava. Assediada, chegou a perder um sapato ao descer do avião.

1980 Þ João Paulo II: O pontífice esteve em Porto Alegre entre as 17h45min do dia 4 e às 15h23min de 5 de julho de 1980. Da visita, restou o Largo do Papa, próximo ao Olímpico, onde rezou missa e disse a frase “O Papa é gaúcho”.

1981 Þ Richard Gere: Logo depois do sucesso de Gigolô Americano, o ator começou um romance com um a gaúcha de Bagé, a artista plástica Sylvia Martins, que vivia nos EUA. Gere vestiu bombacha e caminhou pelo Bonfim.

1984 Þ Catherine Deneuve: Aos 40 anos, a atriz francesa passou a noite de 31 de agosto na suíte presidencial do Plaza São Rafael. Ela cumpriu um programa social de negócios em Porto Alegre para lançamento de uma coleção de joias.

1987 Þ Muhammad Ali (Cassius Clay): O campeão mundial de pesos pesados esteve na Capital em 29 de abril, quando o Mal de Parkinson já o afastara dos ringues. Sua visita fez parte do projeto de divulgação de sua linha de carros esportivos.

1996 Þ Ettore Scola: O cineasta italiano assistiu à pré-estreia de História de um Jovem Homem Pobre e participou de um debate. Outro cineasta italiano do primeiro time que esteve por aqui foi Antonioni, em 1994, no Festival de Gramado

2010 Þ Vargas Llosa: Em outubro, uma semana depois de confirmado como o Prêmio Nobel de Literatura, o escritor peruano chegou a Porto Alegre como conferencista convidado do ciclo Fronteiras do Pensamento

2011 Þ Paul McCartney: No estádio Beira-Rio e diante 52 mil fãs extasiados, o beatle Paul Mc Cartney protagonizou, em 7 de novembro, um espetáculo de emoção e música que ficará na história de Porto Alegre.

Figuras carimbadas

Þ João Gilberto passou uma temporada em Porto Alegre em 1955. Na capital, ele recarregou as baterias antes do estouro da Bossa Nova no Brasil e no mundo. Voltou para shows em 1996 e 2001.

Þ José Saramago, autor português, Nobel de Literatura em 1998, esteve cinco vezes na Capital. Em janeiro de 2005, foi um dos destaques da programação do 5° Fórum Social Mundial, o último realizado na Capital.
  
 Þ Bob Dylan, o músico veio à Capital em 1991, no Gigantinho, e depois em 1998, mo Opinião. Em 2008, retornou ao país, mas não a Porto Alegre. Aos 70 anos, Dylan voltou em 27 de abril deste ano (2012) e tocou no Pepsi On Stage.

Þ Noam Chomsky, o polêmico linguista americano foi a estrela do Fórum Social Mundial (FSM) em 2002, atraindo mais de 2 mil pessoas à Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). No ano seguinte, ele voltou para o 3° FSM.




Nenhum comentário:

Postar um comentário