terça-feira, 30 de setembro de 2014

A lógica da cor



(Da revista Planeta, novembro de 2011)

Por que o vermelho exprime ardor? E o azul, tristeza? Por que o blue se chama blue? A psicologia das cores é uma ferramenta do marketing de produtos e serviços. Mas até hoje ninguém entende por que certas cores alguns países e em outros não.

Influência das cores

Embora os efeitos variem por países e por culturas, saiba quais são as percepções dominantes associadas às cores principais, segundo estudos realizados por universidades norte-americanas.

Sensação

A impressão imediata causada por uma cor. Corresponde ao grau de excitação das redes neurais nas terminações nervosas da retina do olho humano, proporcional à magnitude da cor como estímulo eletromagnético.

Associação

A sensação da cor provoca uma reação emocional. A nomeação dessa emoção é possível dependendo do grau de atenção, de vivências emocionais anteriores, da memória e dos recursos linguísticos da pessoa.

Representação

O conjunto das opiniões e sensações comuns produzido pela maioria das pessoas sobre o significado de determinadas cores.

Impressão subjetiva

A referência por determinadas cores pode sinalizar traços de personalidade e aspectos inconscientes.


Verde

Sensação: frescor
Associação: relva, mata, ar puro
Representação: paisagens naturais, palmeiras, duendes, liberdade, abertura
Impressão subjetiva: angústia, autocontrole

Branco


Sensação: luz-espaço
Associação: neve, clara de ovo, papel, arroz, vestido de noiva
Representação: paz, harmonia, pureza, limpeza
Impressão subjetiva: inibição dos impulsos, bloqueios, perturbação

Vermelho

Sensação: euforia, exaltação, calor,
Associação: sangue, boca, maçã, morango, pimenta, Ferrari, Papai-Noel
Representação: perigo, desejo, força, paixão, fogo, sexo
Impressão subjetiva: agitação, impulsividade, agressividade

Laranja

Sensação: vigor, vitalidade, fulgor, intensidade
Associação: outono, laranja, girassol, cenoura, gema de ovo, Dias das Bruxas
Representação: poder, exuberância, calor, ingenuidade,
Impressão subjetiva: criatividade, entusiasmo, inquietude

Amarelo

Sensação: vitalidade, brilho, luminosidade
Associação: ouro, sol
Representação: prazer, riqueza, Brasil
Impressão subjetiva: alegria, disposição, ambição, medo


Preto

Sensação: escuridão-espaço
Associação: noite, ébano, carvão
Representação: morte, vazio, sofisticação
Impressão subjetiva: tristeza, melancolia, depressão


Azul

Sensação: frio, imensidão,
Associação: céu, firmamento, mar
Representação: magnitude, dignidade, beleza
Impressão subjetiva: supercontrole, negativismo

Roxo

Sensação: suavidade, profundidade
Associação: violeta, ametista,
Representação: magia, luxo, esoterismo
Impressão subjetiva: inquietação, intuição, profundidade, labilidade afetiva, introversão


Nenhum comentário:

Postar um comentário