segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Canto Alegretense

Letra e Música de Neto Fagundes


Esta pode ser a música gaúcha mais cantada nos últimos 30 anos. O município de Alegrete fica quase na fronteira com a Argentina. É a cidade que mais cultua as tradições gaúchas no Rio Grande do Sul.


Não me perguntes onde fica o Alegrete,
Segue o rumo do teu próprio coração,
Cruzarás pela estrada algum ginete
E ouvirás toque de gaita e violão.

Pra quem chega de Rosário ao fim da tarde,
Ou quem vem de Uruguaiana de manhã,
Tem o sol como uma brasa que ainda arde,
Mergulhado no Rio Ibirapuitã.

Ouve o canto gauchesco e brasileiro
Desta terra que eu amei desde guri.
Flor de tuna, camoatim de mel campeiro,
Pedra moura das quebradas do Inhanduy.

E na hora derradeira que eu mereça
Ver o sol alegretense entardecer,
Como os potros vou virar minha cabeça
Para os pagos no momento de morrer.
E nos olhos vou levar o encantamento,
Desta terra que eu amei com devoção,
Cada verso que eu componho é um pagamento
De uma dívida de amor e gratidão.

Ouve o canto gauchesco e brasileiro
Desta terra que eu amei desde guri.
Flor de tuna, camoatim de mel campeiro,
Pedra moura das quebradas do Inhanduy.



Ibirapuitã: rio que banha a região onde esta a cidade de Alegrete. De Ybyrá, árvore, madeira, pau e “puitã’, vermelho. Seria, então, rio das árvores vermelhas.

Flor de tuna: cactus.

Camoatim: Espécie de abelha que fabrica um mel muito apreciado. Dá-se este nome também à colmeia espinhosa dessas abelhas. O camoatim não fornece cera. Etimologia: Cava, abelha; ñuati, espinhos. 

Pedra Moura: um local cheio de lendas e mistérios no Rio Grande do Sul.

Inhanduy: arroio afluente do Ibirapuitã. De “nhandu”, ema, avestruz e “Y”, água, rio:o rio das avestruzes. Ñandu é, também, aranha; Inhanduy poderá ser o rio das aranhas.





Os Fagundes fazem parte de uma das famílias que melhor representam o amor de quem nasceu no Rio Grande do Sul por essa terra. Eles cultivam, até a medula, as tradições do nosso Estado. De certa forma, é natural que tenha vindo deles, portanto, esse hino informal e popular que é o Canto Alegretense, composto 30 anos atrás. Nico fez a letra na Capital, e Bagre botou a música lá no Alegrete. É daquelas canções que até parece que sempre existiram, mas foram eles os autores.



Antônio Augusto da Silva Fagundes (Alegrete, 4 de novembro de 1934 – Porto Alegre 24 de junho de 2015), conhecido como Nico Fagundes foi professor, poeta, compositor, ator, advogado e  apresentador de televisão brasileiro.

Filho de Euclides Fagundes e Florentina da Silva Fagundes, é formado em Direito, pós- graduado em História do Rio Grande do Sul e mestre em Antropologia Social. Todos os seus cursos foram realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Euclídes Fagundes Filho, mais conhecido Bagre Fagundes (Uruguaiana, 3 de outubro de 1939), é um folclorista, instrumentista, compositor e cantor brasileiro de música regional gaúcha.




Os Fagundes por Marcelo Lopes de Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário