domingo, 5 de outubro de 2014

Como fazer um bom churrasco



Churrasqueada por Voldinei B. Lucas


Confira o bê-á-bá para preparar o prato,
os principais cortes de carne e a melhor forma de assá-la.

As carnes


Picanha

A estrela do churrasco. Comece assando a peça com gordura para baixo. Se passar do ponto, perde muito em sabor. Importante selar antes e depois passá-la para uma parte menos quente da churrasqueira.

Fraldinha

Macia e saborosa. É muito importante selá-la. Tem quem prefira fazê-la no espeto. Quando está pronta fica mais escura que as outras carnes.

Costela de boi

Símbolo do churrasco gaúcho. É assada longe da brasa, a cerca de 70 cm do fogo. Há quem prefira assar com bastante papel-alumínio. Demora cerca de quatro horas para ficar pronta.

Contrafilé

Em todos os cortes da peça que inclui bife de chorizo e entrecot – o tratamento deve ser similar ao da picanha. Devem ser assados com a gordura para baixo.

Alcatra

Asse a parte maior do miolo de alcatra em filés de 3 a 4 cm de espessura com a gordura para cima. Na parte maior, que aparece muito o filé-mignon, pincele um pouco de óleo.

Maminha

A maior dificuldade é o corte, há fibras em diferentes direções em uma mesma peça. Para que ela não perca suco, deixe a carne descansar cerca de dez minutos antes de fatiá-la.

Costela de porco

Escolha exemplares gordos e tempere com tomilho e sal fino em vez de sal grosso. Asse na churrasqueira em temperatura média por cerca de uma hora.

Linguiça

É a única que não deve ser selada. O que a ressecaria. Apesar de ser tratada como “abre-alas” do churrasco é preciso esperar cerca de 45 minutos para atingir o ponto ideal.

Frango

As melhores partes para churrasco são sobrecoxa e coxinha da asa. Antes de assar, deixe marinando em uma parte de azeite com duas de suco de limão por 30 minutos fora da geladeira.

Os utensílios
  
Gamela

Você vai precisar de uma boa e grande tigela para temperar as carnes.

Tábua de madeira

Básica para fatiar e servir as carnes. Há tábuas antimicrobianas.

Faca de aço e chaira (para fatiar)

O ideal é ter uma faca grande, uma de filetar e uma de desossar.

Espeto

Também serve para assar cebola, frutas e camarões.

Pinça

Melhor que os garfos, pois evita que você espete a carne para tirá-la da churrasqueira.

Pincel

Ajuda a fixar temperos. É comum pincelar azeite no filé durante a cocção.

Escova de limpar grelha

Para não estragar uma esponja a cada churrasco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário