segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Nosso verso de pé quebrado

          

Antes de tudo, a produção poética da “geração do mimeógrafo” tem o valor de um ato de resistência. E é justamente isso que dificulta sua avaliação pela crítica.´

Arranquem do chão
As marcas dos meus passos
Mas cortem de mim as pernas
Senão outras aparecerão.
Tirem-me a língua,
Arranquem os olhos
A retina,
Firam o mais fundo
os meus tímpanos.
Depois
exibam aos homens
a obra-prima forjada.
E eles terão
na deformação de minha carne
o retrato do opressor.

(Trecho de um poema de Marco Antônio Maia Souto)

Haikai

Em nosso armário,
agora vazio,
penduro a saudade.

Parque de Diversões... Roda Gigante...
Naquela cadeirinha vazia
vai a minha infância.

Telex

DINAMIZAR PAÍS INTEIRO VG
ASSISTÊNCIA LAVRADOR VG
COLONIZAR AMAZÕNIA VG
ALFABETIZAR MASSA VG
EDUCAÇÃO TODOS ET
CONFRATERNIZAÇÃO GERAL PT

Manoel J. Cardoso

Dica Duca

Companheiro,
a vida
é curta;
curta
a vida,
companheiro.

(Anônimo)

Colírico

Já sei:
Seguirei o rumo dos que não sabem
para onde vão:
Há um certo encanto nisso.

Sofro de um medo:
o medo de querer levantar-me de uma queda
uma queda ocorrida não sei como
nem por quê.

Sou trágico, morena!
Mesmo quando não te tenho
o meu íntimo se inunda de alegria
No entanto
pressinto que vão se quebrar
Uma após outra
todas as taças erguida no brinde à felicidade.

Gleidson Alenquer

Os deserdados

Os deserdados tinham os olhos azulados
de uma perpétua morte
E suas mais careciam
dos movimentos mais grosseiros
como fechar um punho
ou manejar uma arma

O fruto gerado no seu ventre
será fruto infecundo,
sem semente,
não vingará o fruto gerado
no seu ventre.

G. Félix

Saia às ruas à noite
Fixe o olhar num poste de mercúrio
e deixe que carros como tiros,
matem por um segundo
a luz que deles emana.

Luís Olavo Fontes


Um comentário:

  1. Prezado, você saberia do paradeiro do Gleidson Alenquer? Se sim, por favor, me informe. Fomos amigos no Rio, na época em que ele escreveu o livro Colirico. Agradeço muito se puder me dar alguma informação sobre ele. Abçs

    ResponderExcluir