domingo, 21 de dezembro de 2014

O Quarto Rei Mago

De Anna Letícia


Poucos sabem, mas conta a lenda que existiu um quarto Rei Mago. Todo o mundo conhece a história dos três Reis Magos, que talvez não fossem magos ou sequer reis, mas sábios, astrólogos, filósofos e estudiosos. Eles eram Melchior, Baltazar e Gaspar, e levavam de oferenda ao menino Jesus ouro, incenso e mirra.

O quarto Rei Mago chamava-se Artaban. Ele era um médico cheio de posses, mas assim como seus amigos Gaspar, Melchior e Baltazar, Artaban acreditou em um sinal celeste que indicaria o nascimento do Rei dos Judeus, e assim resolveu seguir o tal sinal. Desfez-se de todas as suas posses e comprou uma safira, um rubi, e uma pérola para oferecer ao salvador, além de provisões para a viagem. Acontece que durante toda a sua vida Artaban não conseguiu chegar a tempo de ver o menino Jesus e poder oferecer seus presentes. A princípio, Artaban deveria encontrar os outros reis em determinado lugar, porém em seu caminho foi surpreendido por um moribundo necessitando ajuda e resolveu ficar com o doente até sua recuperação. Com isso perdeu alguns dias de viagem e ao chegar ao local do encontro com os amigos, os três já haviam partido deixando um recado em pergaminho para que seguisse pelo deserto. Como havia consumido suas provisões e deixado o que restara com o hebreu moribundo, resolveu vender a safira para comprar camelos e mais provisões. Seguiu viagem assim, porém triste de ter que se desfazer de um presente que era para Jesus.

Chegando a Jerusalém, Artaban presenteou com o rubi um capitão de Herodes a fim de salvar a vida de uma criança.

Passou o resto da vida em busca do Messias, com apenas uma pérola a ofertar. Sabendo que não o encontraria em palácios ou entre riquezas e luxos, mas entre os pobres e sofridos, Artaban frequentou os ambientes mais inóspitos, sujos e pobres. E assim sua alma pura o fazia refém da solidariedade e com isso o tempo passou, e os anos consumidos em prestação de serviços médicos, cuidados aos necessitados, e dedicação aos desafortunados e doentes.

Após 33 anos de busca, finalmente, Artaban teve a oportunidade de ver a face do Salvador e entregar-lhe o presente. Jesus seria crucificado. Quis salvar Jesus com a pérola. Porém, mais uma vez, Artaban é surpreendido por uma situação em que abre mão da pérola, o último presente, para salvar uma menina que seria escravizada para saldar dívidas do pai, mercador falecido.

Conta a lenda que, após salvar a moça, a terra tremeu e Artaban foi atingido na cabeça por uma viga. Assim quase inconsciente ele duvida de sua busca e de sua dedicação a Jesus. Por um segundo pensa que não fez o suficiente para ver a face de seu Salvador e entregar-lhe sua oferenda. Mas alguma coisa em seu coração pulsa paz e ele percebe que viveu a vida inteira da forma mais intensa, da melhor forma que pudesse lhe caber, fazendo e dedicando o que tinha de melhor e mais puro. Naquele momento, Artaban entendeu que viveu uma vida inteira de entrega.


P.S. A história original seria do conto "A lenda do Quarto Rei Mago", do escritor: Henry Van Dyke


Nenhum comentário:

Postar um comentário