domingo, 16 de agosto de 2015

10 Grandes escritores negros



01 - Machado de Assis (Foto acima): Embora o marketing da Caixa tenha desconsiderado o fato, o maior escritor de todos os tempos da literatura brasileira e mundial é um negro cuja obra se tornou imortal e eterna, com seu jeito único de escrever rompendo as barreiras do preconceito.

02 - Toni Morrison: Autora americana de escrita forte e pungente marcando seus romances. Em 1993 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

03 - Oswaldo de Camargo: Um dos principais conhecedores da literatura negra no Brasil. Além do estudo a esta literatura, é contista, poeta, novelista e jornalista.

04 - Colson Whitehead: Autor de 5 livros aclamados o americano nascido em Manhanttan, entre eles um de meditação cujo estilo foi comparado a E. B. White.

05 - Manoel Soares: é um daqueles caras que vem com a palavra "engajado" na testa. Líder comunitário, e repórter da RBS TV, seu primeiro livro chama a atenção para o problema do Crack. Zumbis da Pedra escrito junto com Marco Cena faz um alerta, e uma analogia bem perspicaz.

06 - Celso Athayde: Produtor que cuida da carreira de vários nomes do Hip Hop nacional, como MV Bill, é co-autor dos livros, Falcão - Meninos de tráfico, e Cabeça de porco.

07 - Walter Mosley: É reconhecido por sua literatura policial, cuja principal série trás Easy Rawlins, um investigador privado negro da II Guerra mundial que vive em Watts, Los Angeles.

08 - James Baldwin: Foi o primeiro escritor a dizer aos brancos o que os negros americanos pensavam e sentiam. Chegou ao auge de sua fama durante a luta dos direitos civis no início da década de 1960. Tornou-se mais famosos pelos ensaios do que pelos romances e peças teatrais, mas apesar disso queria se tornar um ficcionista, considerando seus ensaios um trabalho menor.

09 - Zora Neale Husrton: Antropóloga e folclorista, e escritora americana é uma dos expoentes da literatura negra nos Estados Unidos. Seu trabalho por um bom tempo foi relegado ao esquecimento, que obteve apenas postumamente;

10 - Cruz e Souza (Foto baixo): Um dos principais poetas brasileiros, foi um dos precursores do Simbolismo no Brasil. Também foi conhecido como Dante Negro e Cisne Negro.





2 comentários:

  1. Creio que Castro Alves não era negro nem mulato, pois nasceu em 14 de março de 1847, em pela escravidão no Brasil, e a miscigenação era raríssima em nosso país. A escravidão foi um tema fundamental em sua obra, mais pelo cunho social e humano do que identidade racial.

    ResponderExcluir