segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Igreja de Santo Antônio do Partenon

         

A primeira capela construída nos altos do morro de Santo Antônio o foi por iniciativa da Sociedade do Partenon Literário, que ali pretendeu implantar um complexo cultural, com sua sede e um loteamento anexo. A provisão para a ereção da capela foi concedida pelo bispado em 9/6/1875, iniciando-se em seguida a construção, que foi concluída e inaugurada em 13/6/1877. A capela se tornou sede de curato em 30/8/1911, sendo seu primeiro cura o padre português Manoel da Costa Neves. A 28/6/1919, converteu-se em sede paroquial, quando a circunscrição já se achava entregue à administração dos frades capuchinhos e tinha como pároco Frei Germano de Sain Sixt. Vigário desde 1915 até 1939, foi Frei Germano quem deu início à construção da atual igreja, a partir de 1928, com base numa planta do arquiteto Victor Denarié, francês, ligado à arquidiocese de Chambéry, na França, segundo informa o Prof. Rovílio Costa (“Santo Antônio do Partenon, cem anos de fé e cultura”, em Correio do Povo, de 24/6/1977). O mesmo Frei Germano importou da França um carrilhão com 18 sinos, que foi montado na torre do novo templo. A construção da atual igreja foi morosa, tendo-se arrastado aproximadamente por 30 anos. A conclusão do interior – teto, abóbadas, paredes internas e piso – só ocorreu durante o vicariato do Frei Flávio de Bom Jesus, entre 1957 e 1962.

Em posição eminente, sobre o alto do Morro de Santo Antônio, descortina-se dessa igreja um belo panorama. Ela própria compõe-se com seu entorno uma paisagem harmônica e atraente.


Igreja Santo Antônio - anos 60

(Do livro “Porto Alegre – Guia Histórico”, de Sérgio da Costa Franco) 

*Quando eu tinha entre 5 e 6 anos, por iniciativa de uma tia, a Doralice, paguei uma promessa a Santo Antônio. Acompanhei uma procissão vestido de capuchinho. (Nilo Moraes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário