sábado, 24 de outubro de 2015

Quinteto de gênios



Escritores da geração realista

Escritores lusitanos posaram para uma foto, divulgada pela “A Ilustração”, “revista universal impressa em Paris”, como rezava o subtítulo. Os cinco luminares da literatura portuguesa são, da esquerda para a direita: Eça de Queiroz, com duas mãos no chapéu, Oliveira Martins, Antero de Quental, Ramalho Ortigão e Guerra Junqueiro.

→ José Maria de Eça de Queirós (Póvoa de Varzim, 25 de novembro de 1845Paris, 16 de agosto de 1900) é um dos mais importantes escritores portugueses de sempre. Foi autor, entre outros romances de reconhecida importância, de O Primo Basílio, Os Maias e O Crime do Padre Amaro; este último é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX.

→ Joaquim Pedro de Oliveira Martins (Lisboa, 30 de Abril de 1845Lisboa, 24 de Agosto de 1894) foi um político e cientista social português. Oliveira Martins é uma das figuras-chave da história portuguesa contemporânea. As suas obras marcaram sucessivas gerações de portugueses, tendo influenciado vários escritores do século XX, como António Sérgio, Eduardo Lourenço ou António Sardinha.

Antero Tarquínio de Quental (Ponta Delgada, 18 de abril de 1842Ponta Delgada, 11 de setembro de 1911 foi um escritor e poeta português do século XIX que teve um papel importante no movimento da Geração de 70.

→ José Duarte Ramalho Ortigão (Porto, 24 de outubro de 1836Lisboa, 27 de setembro de 1915) foi um escritor português.

→ Abílio Manuel Guerra Junqueiro (Freixo de Espada à Cinta, 15 de setembro de 1850Lisboa, 7 de julho de 1923) foi alto funcionário administrativo, político, deputado, jornalista, escritor e poeta. Foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada “Escola Nova”. Poeta panfletário, a sua poesia ajudou a criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República. Foi, entre 1911 e 1914, o embaixador de Portugal na Suíça (o título era “ministro de Portugal na Suíça”). Guerra Junqueiro formou-se em direito na Universidade de Coimbra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário