quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Origem da Palavra ABRACADABRA

ABRACADABRA

A palavra é realmente mais antiga do que a própria arte mágica e sua origem não é totalmente conhecida, uma curiosidade é que a palavra é pronunciada da mesma forma em várias línguas.

Os mágicos e feiticeiros a utilizavam basicamente para fazer algo aparecer ou desaparecer, provavelmente devido a duas das especulações mais aceitas sobre a sua origem, ambas provenientes do Aramaico:

1) avra kedabra que significa “Eu criarei ao falar”.

2) abhadda kedhabhra, que significa ‘desaparecer como essa palavra’. Acredita-se que tal forma era usada para combater diversas doenças.

Existe um profundo significado na imagem clichê de um mágico tirando um coelho de uma cartola com a palavra mágica “Abracadabra”. Segundo a origem já mencionada, a frase significa a criação através da palavra. O mágico está produzindo algo material do nada. A palavra mágica ecoa na cabeça do público e comunica com a plateia, pois há uma compreensão oculta, quase subliminar de que a palavra tem uma força criativa poderosa.

Os mágicos trouxeram essa palavra da feitiçaria, para dar um ar sobrenatural e mágico aos seus feitos. Ela se perpetuou no meio do entretenimento, pois acabou sendo um ótimo artifício para anunciar que algo grandioso vai acontecer ou ressaltar o ponto alto de um número.

No ocultismo por várias vezes ela aparece na forma triangular como vista a abaixo e era incrustada em medalhões mágicos de proteção.

ABRACADABRA

ABRACADABR

ABRACADAB

ABRACADA

ABRACAD

ABRACA

ABRAC

ABRA

ABR

AB

A

Segundo Eliphas Levi, os teósofos pagãos consideravam esse triangulo mágico e o atribuíam virtudes extraordinárias. Para ele, essa combinação de letras é a chave do pentagrama. O A que começa é repetido cinco vezes e reproduzido trinta vezes, o que dá os elementos (letras e números romanos) destas duas figuras:

A verdade é que a palavra e sua origem permanecem um mistério, indubitavelmente é uma expressão poderosa que sobreviveu milhares de anos e hoje, em 2015, ainda não conseguimos decifrar seu enigma. Notoriamente, uma palavra mágica.

Bibliografia,

Levi, Eliphas – Dogma e Ritual da Alta Magia


Nenhum comentário:

Postar um comentário