segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Shakespeare para apaixonados



Publicado no Brasil pela editora Sextante, “Shakespeare Para Apaixonados” é um pequeno guia que reúne aforismos e citações do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare. No livro, cada capítulo é iniciado por uma citação de Shakespeare refletindo sobre ciúme, paixão, romance, insegurança, desejo e amizade, seguido de uma interpretação atual feita por Allan Percy, autor da compilação.

Considerado maior escritor de língua inglesa e o mais influente dramaturgo da história, William Shakespeare nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Terceiro filho de um rico comerciante, pouco se sabe de sua infância e juventude, mas especula-se que tenha frequentado a escola primária Rei Edward VI, na qual teria aprendido literatura e latim.

Em 1582, aos 18 anos, casou-se com Anne Hathaway. O casal teve uma filha, Susanna, e dois anos depois, os gêmeos Hamnet e Judith. Não se sabe ao certo quando Shakespeare começou a escrever, mas alusões contemporâneas e registros de performances mostram que várias de suas peças foram representadas em Londres a partir de 1952.

Suas obras conhecidas totalizam 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e uma centena de poemas curtos, embora biógrafos sugiram que o número exato ainda é desconhecido. É o autor mais traduzido da história e suas obras são encenadas mais do que as de qualquer outro dramaturgo. “Destacam-se pela grandeza poética da linguagem, pela profundidade filosófica e pela complexa caracterização dos personagens.” Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permanecem vivos mais de quatro séculos depois, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre suas obras mais conhecidas estão “Romeu e Julieta”, “Júlio César”, “Macbeth”, “Rei Lear”, “Otelo, o Mouro de Veneza”, “Sonho de uma Noite de Verão”, “A Megera Domada” e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that’s the question (Ser ou não ser, eis a questão). Shakespeare morreu em Stratford em 23 de abril de 1616.

Nesta página, reunimos os 69 aforismos,
dos 72 compilados por Allan Percy.

01 — Se você não se lembra do menor sinal de loucura que cometeu por amor, você não amou.

02 — É melhor ser rei de seu silêncio do que escravo de suas palavras.

03 — Guardar algo que me ajude a lembrar de você seria admitir que posso esquecê-lo.

04 — Qualquer um pode dominar o sofrimento, exceto aquele que o sente.

05 — Nós somos feitos da mesma matéria de que são feitos os sonhos; nossa curta vida está cercada pelo sono.

06 — Minha bondade é tão ilimitada quanto o mar, e tão profundo como este é o meu amor. Quanto mais te dou, mais tenho, pois ambos são infinitos.

07 — Na amizade e no amor se é mais feliz com a ignorância do que com o saber.

08 — Tão impossível é avivar o lume com neve quanto apagar o fogo do amor com palavras.

09 — Duvides de que as estrelas sejam fogo, duvides de que o Sol se mova, duvides de que a verdade seja mentira, mas não duvides jamais de que te amo.

10 — O amor alivia, assim como o brilho do sol após a chuva.

11 — Não tenha medo da grandeza. Alguns nascem grandes, alguns obtêm grandeza, a alguns a grandeza é imposta e em outros a grandeza fica exagerada.

12 — O amor, cego que é, impede os amantes de ver as agradáveis loucuras que cometem.

13 — Não jure pela Lua, que é inconstante e muda todos os meses em sua órbita circular, a menos que o seu amor seja igualmente instável.

14 — Quanto mais te odeio, mais me persegues.

15 — Oh, amor poderoso, que às vezes faz da besta um homem, e outras, de um homem, uma besta!

16 — Tenho medo é do seu medo.

17 — O amor é uma fumaça formada pelo vapor dos suspiros. Alentado, é um fogo a brilhar nos olhos dos apaixonados. Revolto, é um mar nutrido pelas lágrimas dos amantes. Que mais será? O amor é uma loucura sensata, um fel que adoça, uma doçura que amarga.

18 — Um homem que não se alimenta de seus sonhos envelhece cedo.

19 — Nossas dúvidas são traidoras que muitas vezes nos fazem perder o bem que poderíamos ganhar.

20 — Quem muito se aproxima do Sol com asas de ouro as derrete.

21 — Com alegria e risadas, deixem as típicas rugas da velhice aparecer.

22 — Seja o que for que você pense, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras.

23 — Minha coroa está no coração, não na minha cabeça.

24 — Não existe nada bom nem mau; é o pensamento humano que faz com que pareça de uma forma ou de outra.

25 — Em nossas loucas tentativas, renunciamos ao que somos pelo que esperamos ser.

26 — É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta de uma espada.

27 — Não suje a fonte em que matou sua sede.

28 — O amor que nos entregam se o pedimos é bom, mas o amor que nos dão sem precisarmos pedir é ainda melhor.

29 — Aos infelizes resta apenas um remédio: a esperança.

30 — Mostre-me um homem que não seja escravo das suas paixões.

31 — Os improvisos são melhores quando são preparados.

32 — A juventude, ainda que ninguém a combata, encontra em si mesma seu próprio inimigo.

33 — O aspecto exterior manifesta muitas vezes a condição interior do homem.

34 — Minhas palavras sobem voando, meus pensamentos ficam aqui embaixo; palavras sem pensamentos nunca chegam ao céu.

35 — Se dois montam num cavalo, um deve ir atrás.

36 — É um amor bem pobre aquele que se pode medir.

37 — Em um minuto há muitos dias.

38 — A fortuna chega em alguns barcos que não são guiados.

39 — Ninguém admira a pressa, a não ser o negligente.

40 — O inferno está vazio e todos os demônios estão aqui.

41 — Para celebrar os ritos amorosos, aos amantes basta a luz de sua própria beleza, e, como o amor é cego, o que lhes cai melhor é a noite.

42 — Nosso destino não está nas estrelas, mas em nós mesmos.

43 — Assuma uma virtude se não a tiver.

44 — O curso do amor verdadeiro nunca fluiu suavemente.

45 — Se a música é o alimento do amor, não parem de tocar.

46 — Inquieta é a cabeça que carrega uma coroa.

47 — Sabemos o que somos, mas não sabemos o que podemos ser.

48 — O lunático, o amante e o poeta são compostos tão somente de imaginação.

49 — Por você abandonei meus estudos, perdi tempo, desafiei a razão, desprezei o mundo; com fantasias minha inteligência ficou debilitada, com pensamentos se adoentou meu coração.

50 — Quando não houver nada a perder, arrisque tudo.

51 — Um sentimento moderado revela amor profundo; um excessivo indica insensatez.

52 — O amor é muito jovem para saber o que é consciência.

53 — Embora eu não seja piloto, se estivesses tão distante de mim como as praias do mais longínquo mar, te encontraria, navegando até achar esse precioso tesouro.

54 — Fale baixo ao falar de amor.

 55 — Deixe-me confessar que somos dois, embora o nosso amor seja indivisível.

56 — A ti vigio, enquanto ao longe despertas, tão distante de mim e de outros, tão perto.

57 — Preciso saber de você a cada dia e a cada hora!

58 — Dispomos da razão para conter nossos loucos impulsos, nossas ferroadas carnais, nossa luxúria desenfreada, o que creio ser surto e fruto do que chamamos de amor.

59 — Não me atrevo a oferecer o que desejo dar, tampouco a tomar o que me fará morrer, mas quanto mais procuro encobrir meu sentir, maior meu amor se mostra.

60 — Tenha cuidado com o ciúme: é um monstro de olhos verdes que debocha do alimento do qual se nutre.

61 — A ternura é o prelúdio das lágrimas. Que melhor prova de lealdade do que essa que traz o pranto aos olhos?

62 — Como um calor substitui outro calor, ou um prego pode tirar outro prego, assim a lembrança do meu antigo amor foi esquecida graças a outro amor.

63 — Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor.

64 — Entonarei minha voz grave para poder niná-los com a doçura de uma terna pomba. Rugirei como se fosse um rouxinol.

65 — Se não fosse por meu amor, o dia seria noite.

66 — Não tenho nem a melancolia do sábio, que é emulada, nem a do músico, que é fantástica, nem a do cortesão, que é orgulhosa, nem a do soldado, que é ambiciosa, nem a do jurista, que é política, nem a da dama, que é bela, nem a do amante, que é a soma de todas elas.

67 — Pobres são aqueles que carecem de paciência!

68 — Falar não é fazer, por mais que haja uma boa intenção. As palavras não são fatos.

69 — A Idade de Ouro está diante de nós, não atrás.

(Do blogue Bula Revista, na coluna de Carlos William Leite)


Capa do livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário