terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Cavalo velho conhece o caminho



Este provérbio tem origem numa história do período conhecido por Primavera e Outono, que decorreu entre os anos de 770 e 476 antes da nossa era.

Os reinos de Qi e Yan eram aliados. A certa altura, a tribo Shanron do Norte invadiu o reino de Yan, e este pediu ajuda ao reino de Qi, que era mais forte do ponto de vista militar.

O rei de Qi, à frente das suas tropas, foi em socorro do seu aliado. Inteirados de que o exército do poderoso reino de Qi se aproximava, os invasores bateram em retirada em direção ao Norte.

Os Qis foram, então, em perseguição dos Shanrons, dirigindo-se também para Norte e penetrando, assim, em território inimigo.

A guerra teve início na Primavera e só terminou no Inverno seguinte, durando, portanto, quase um ano inteiro.

Quando regressavam, triunfantes, as tropas do rei de Qi desorientaram-se ao atravessarem um vale.

Era noite. O vento rugia. O frio era cortante. Os soldados estavam esfomeados. Que fazer? A morte rondava o exército.

O rei de Qi já não conseguia manter a calma. Os pelotões de reconhecimento voltaram desanimados, sem terem conseguindo encontrar uma saída.

A situação era gravíssima. Mas o primeiro-ministro Guanzhun, homem de extraordinária inteligência, estava tranqüilo. Os cães podem afastar-se de casa, mas voltam sempre, pensava ele. Por conseguinte, é provável que os cavalos façam o mesmo. E disse ao rei:

– Escolhemos alguns cavalos velhos e deixemo-los à solta, pois eles levar-nos-ão para fora deste vale.

O rei concordou, e os cavalos foram largados.

A ideia fora boa. Guiadas pelos velhos cavalos, as tropas do reino de Qi conseguiram sair do vale e encontrar o caminho de regresso a casa.

É desta história de tempos remotos que provém o provérbio Cavalo velho conhece o caminho, que quer dizer que são os homens mais velhos ou mais experientes as pessoas indicadas para orientarem qualquer trabalho.

(Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário