segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Pequeno Guia VIP de Elegância

28 dicas de estilo para você fazer bonito em todas as ocasiões.

Por Virna Wulkan


01. Qualidade: muitas vezes significa coisa que você não pode ver, como um tecido superior em um terno, uma costura reforçada em um sapato, uma lente com proteção nos óculos. Um produto deve ser medido não pelo seu preço, mas pelo seu custo-benefício.

02. Quatro clássicos que todo homem deve ter: um terno com caimento perfeito, uma jaqueta jeans, camisa branca, blazer azul-marinho.

03. Quatro clássicos que todo homem pode sobreviver sem, mas seria legal ter: um cinto de lona com listras, uma bota estilo urbano, uma jaqueta de couro transada, um jeans de grife.

04. Tenha pelo menos um bom modelo de relógio: Ele sempre vai valorizar seu visual como um todo. Só para você saber: os relógios suíços são os mais nobres, enquanto os japoneses, geralmente, são os mais populares.

05. “Uma gravata com o nó bem feito é o primeiro passo sério na vida.” Oscar Wilde, escritor.

06. Jogue fora ou guarde para limpar oi xixi do seu cachorro todas aquelas camisetas que você ganhou de brinde com logotipo de empresas. A não ser a da sua, é claro!

07. “As roupas fazem um homem, mas os acessórios fazem um homem marcante.” Carson Kresley, consultor de moda.

08. Meias brancas só para a prática de esporte, para os médicos, pais-de-santo e outros profissionais.

09. Modelos e famosos estão sempre impecavelmente vestidos porque:
      1. são modelos e famosos;
      2. têm sempre alguém sendo pago especialmente para vesti-los.
      Se não é o seu caso, não insista em se comparar a eles. Simplesmente assuma seu próprio estilo.

10. Quando se trata de estampa, menos é mais. Evite colocar duas estampas de uma vez só, mas se você resolver usar, cuide para que elas tenham tons que combinem entre si e que o resto da roupa seja liso.

11. Não compre muitas roupas, e, sim, boas roupas.

12. Sempre verifique as cores à luz do dia: um azul-petróleo pode se transformar em um verde-meleca se visto sob outra luminosidade.

13. Não coloque nada nos bolsos de um terno; eles podem perder a forma. Por isso os bolsos costumam vir costurados das lojas.

14. O lugar certo para guardar canetas é no bolso interno do paletó, mesmo que seja uma Mont Blanc.

15 “Você nunca vai ter uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.” Ditado popular.

16. Invista em um bom par de óculos escuros, afinal eles estão no seu rosto, área onde os olhos do interlocutor estarão a maior parte do tempo. Prove todos os últimos modelos da loja e veja se algum se encaixa com seu estilo. Senão opte por um clássico, como modelo “aviador” (aquele da Ray Ban). Fuja dos modelos Stevie Wonder (armação e lentes pretas deixam com cara de ceguinho) e John Lennon (redondinhos).

17. Tenha sempre ao alcance uma nécessaire com alguns itens básicos, como escova de dentes, pasta, fio dental, desodorante, lâmina de barbear e tesourinha. Afinal, você nunca sabe quando pode precisar deles.

18. Sobre nós de gravata: eles sempre devem estar centralizados e ser proporcionais ao colarinho da camisa.

19. Ainda sobre gravatas: elas devem terminar bem em cima da fivela do cinto, com as duas pontas no máximo possível juntinhas.

20. Meias curtas, somente aqueles modelos especiais para esporte. Não é bonito quando um homem se senta e aparece uma parte de perna peluda entre a barra da calça e o sapato.

21. “Se você não é tão bonito, use um relógio fabuloso, carregue uma bagagem cara e use óculos de sol com grife. Deu certo com Onassis; pode dar certo com você também.” Michael Kors, estilista.

22. Edite seu guarda-roupa: não amontoe roupas que você não usa mais, elas só ocupam espaço e confundem na hora de montar a produção. Selecione as peças que você mais gosta de usar e as clássicas e doe o resto. Na dúvida use o seguinte critério: se você não usa a peça há mais de um ano, é hora de dar um tchau.

23. Mais sobre guarda-roupa: arrume-o fazendo um dégradé de cores, indo da mais escura a mais clara. Fica chiquérrimo e mais organizado.

24. Aumente o seu leque de cores, ouse com uma peça rosa-claro, turquesa ou coral, pode dar toque diferente à produção. Mas evite aqueles tons berrantes com amarelo-ouro, a não ser que você esteja comprando um Lamborghini, para compor o visual.

25. É melhor estar com uma roupa mais importante do que a ocasião pede que mais mal vestido do que a situação exige. Ou seja, melhor usar terno no estádio de futebol que jeans com camiseta em um casamento.

26. “A moda tem um caráter passageiro e a elegância é algo perene.” Costanza Pascolato, empresária de moda.

27. Cuidado com as liquidações. Elas podem ser uma verdadeira cilada, pois você acaba comprando peças que à primeira vista parecem pechinchas, mas que servem apenas para fazer volume no armário.

28. Para finalizar, tire um dia para esquecer todas as dicas de estilo que você já aprendeu, inclusive estas. Relaxe e seja você mesmo.


(Revista VIP – maio de 2005)


Nenhum comentário:

Postar um comentário