terça-feira, 5 de abril de 2016

Adivinhações gauchescas



Adivinhações em Prosa

01. O que é? O que é? Panela de carne, soquete de ferro; quem come, não gosta?

02. O que é? O que é? Doze mortos e cinco vivos; os vivos estão passeando; os mortos estão falando?

03. O que é? O que é? Duas estacas, em cima delas um monte, em cima do monte uma cruz, em cima da cruz um cupim e em cima do cupim um mato?

04. O que é? O que é? Uma moça formosa entre duas tábuas; chova ou faça sol, ela anda sempre molhada?

05. O que é? O que é? Quando nasci, não tinha; depois me deram. Agora se servem dele mais do que eu?

06. O que é? O que é? Uma telha só e quatro esteios?

07. O que é? O que é? Quanto maior, menos se vê; quanto menor, mais se vê?

08. O que é? O que é? Campo redondo, moça formosa, gado miúdo, velho carrancudo?

09. O que é? O que é?`É capim e não é capim; é vara e não é vara?

10. O que é? O que é? Subi a um morro e avistei o mar; encontrei um carneiro, dizendo: Mé!, encontrei um velho, dizendo: Lá!..., encontrei um menino, dizendo: Dá...?

11. O que é? O que é? Branco por fora, preto por dentro, vermelhinho na ponta?

12. O que é? O que é? Graça branca no meio do mar, com o bico n´água e morrendo de sede?

13. O que é? O que é? Uma árvore com doze galhos, cada galho com seu ninho, cada ninho com seu nome?

14. O que é? O que é? Fui gerada por uma tábua, e para dar gostos ao mundo, ponho meu corpo em pedaços...?

15. O que é? O que é? Vazia de dia, cheia de noite?

16. O que é? O que é? Quatro irmãs que correm duas a duas, sem nunca se encontrarem?

17. O que é? O que é? No mato cresce e no mato floresce, e depois vem para casa cantar?

18. O que é? O que é? Dois peludos, um pelado e um que segura na cauda?

19. O que é? O que é? Não tem braços, não tem pernas, e vai ao mato e toca o gado para fora?

20. O que é? O que é? É alta como uma torre, verde como uma couve, amarga como fel, doce como mel?

21. O que é? O que é? É de carne e não tem carne, é de palmo e não tem palmo, e torna-se vermelha na ponta quando nos é útil?

22. O que é? O que é? Eu moro no mar e areia, quem quiser saber meu nome, pegue no b-a, bá, e leia?

Respostas:

01. É o freio.
02. É a viola: os doze mortos são as cordas, os cinco vivos são os dedos do tocador.
03. É o homem.
04. É a língua.
05. É o nome de uma pessoa.
06. É o tatu.
07. É a escuridão.
08. O céu, a lua, as estrelas e o sol.
09. A capivara.
10. Marmelada.
11. O cigarro.
12. O navio.
13. O ano e os meses.
14. Abóbora ou melancia.
15. A cama.
16. As rodas de um carro ou carreta.
17. O violino.
18. Os bois, o arado e o homem que o conduz.
19. Pente fino.
20. A bananeira.
21. A vela.
22. É a baleia.

Adivinhações em versos
1

Uma alta torre
As altas janelas
Abrem e fecham
E ninguém mora nelas.

3

Quatro na lama,
Quatro na cama,
Dois que lhe apontam,
Um que lhe abana.

5

Águas bem claras,
Fonte amarela,
Casa caiada
E ninguém nela.

7

Tem boca, não come,
Tem asas,
Não voa;
Tem pés, não anda
2

Está no mato,
Está cantando;
Está em casa,
Está dormindo.

4

É branco, não é papel;
É verde, não é limão;
Encarnado, não é sangue;
É preto, não é carvão.

6

Meu nascimento foi verde,
Cobri-me depois de luto;
Passei imensos trabalhos
Para dar luz ao mundo.

8

Branco sou, branco nasci,
Amarela é minha cor;
Minha mãe, velha sem dentes,
E meu pai, um cantador.


Respostas:

1. Os olhos – 2. O machado – 3. A vaca – 4. A melancia – 5. O ovo da galinha – 6. A azeitona – 7. A panela – 8. É o ovo da galinha.


(Do livro “Popularium Sul-Rio-Grandense”, de Apolinário Porto Alegre)


Nenhum comentário:

Postar um comentário