Resumo prático para professores de Literatura Brasileira
01. Marco do início do período:
→ 1880 − com a publicação de
“Sonetos e Rimas”, de Luís Guimarães Júnior (obra de valor meramente histórico).
02. Origem e estilo:
→ O Parnasianismo originou-se na
França, sendo difundido através de obras de Théophille Gauthier, Lecomte de
Lisle e José Heredia. Manifestando-se exclusivamente na poesia, o estilo
parnasiano foi contemporâneo das obras em prosa do Realismo e do Naturalismo.
03. Aspectos de diferenciação entre a poesia
parnasiana e tradição romântica:
A poesia parnasiana anunciava-se
como antirromântica na medida em que pregava a ausência do subjetivismo e
abandono das formas românticas populares e musicais, tão de agrado dos
românticos.
04. Principais características da poesia parnasiana:
→ isenção da manifestação sentimentais;
→ preferência pela descrição minuciosa;
→ evocação freqüente de cenas e personagens históricos e
mitológicos;
→ preocupação exaustiva com a forma rebuscada;
→ culto de uma parte desligada de qualquer compromisso
histórico, ou seja, a “arte pela arte”;
→ objetividade: o poeta apresenta
o fato, a personagem, a coisa como são e acontecem na realidade pela sua (do
poeta) maneira de ver, sentir e pensar;
→ impassibilidade: o poeta não pode participar, de qualquer
forma, daquilo que está apresentando (isenção de ânimo);
→ perfeição de forma: a poesia,
para o poeta parnasiano, deve ser perfeita, equilibrada, sem excessos.
05. Comentários sobre algumas características do
parnasianismo:
→ Tentando combater a herança
romântica de que estava impregnada a poesia da época, a poesia parnasiana
propunha um atitude fria e impassível perante o mundo, “enxugando” o poema de
qualquer sentimentalismo ou subjetivismo. Em consequência, os poemas
ortodoxamente parnasianos são quase impessoais, para o que muito contribui a
linguagem rebuscada e elitista, bem como os temas historicamente distanciados:
cenas e personagens de civilizações antigas e do mundo clássico.
06. Explicação da atribuição do nome “Parnasiano” a este
estilo literário:
→ Segundo a mitologia grega,
“Parnaso” era o nome de um monte habitado pelas musas. Assim, denominaram-se
“parnasianos”, os poetas que aderiram a esse estilo. No Brasil, a denominação
chegou através da França: “Le Parnesse Contemporain” era o título de uma
publicação para a qual colaboravam os parnasianos franceses (1866).
07. Principais representantes, no Brasil, da poesia
parnasiana:
→ Olavo Bilac, Raimundo Correia,
Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho. (Os três primeiros constituíram a
chamada “Trindade Suprema”, ou seja, foram eles os que mais de perto chegaram -
durante parte de suas obras - dos modelos parnasianos franceses).
01. NOME:
→ OLAVO
Brás Martins dos Guimarães BILAC (Olavo
Bilac).
→ nascimento: 1865 - Rio de Janeiro
→ morte: 1918 - Rio de Janeiro
→ Abandonou
os cursos de Medicina e Direito para dedicar-se ao jornalismo.
→ Foi
um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
→ Promoveu
a campanha do Serviço Militar Obrigatório (1915)
→ Autor do “Hino à Bandeira Nacional” (Salve
lindo pendão da esperança)
2. EPÍTETO:
→ “Príncipe dos Poetas Brasileiros” (eleito em 1907,
pela revista Fon-Fon).
03. OBRAS:
→ “Poesias” (1888, contendo:
Panóplias - Via Láctea - Sarças de Fogo - Alma Inquieta - As Viagens - O
Caçador de Esmeraldas).
→ “Tarde” (1919, posteriormente incluído no volume
“Poesias”)
04. POEMAS PRINCIPAIS:
→ “Pátria”, “Língua Portuguesa”,
“Satânica”, “Profissão de Fé”, sonetos de Via Láctea (XIII), letra do Hino à
Bandeira Nacional, “Nel Mezzo del Camin...”, “In Extremis”.
05. CARACTERÍSTICAS:
→ Obra
de fácil comunicação com o público.
→ Parnasianismo
reduzido, salvo em certos poemas históricos e mitológicos, com perfeição formal.
→ Temas:
→ Platonismo amoroso;
→ sensualismo,;
→ exaltação patriótica;
→ reflexão (pessimista sobre a vida e a natureza humana.
→ Platonismo amoroso;
→ sensualismo,;
→ exaltação patriótica;
→ reflexão (pessimista sobre a vida e a natureza humana.
01. NOME:
→ RAIMUNDO
de São Luís da Mota Azevedo CORREIA (Raimundo
Correia).
→ Nascimento: 1859, a bordo do navio brasileiro ‘São
Luís’, em águas do Maranhão.
→ Morte: 1911,
em Paris.
02. EPÍTETO:
→ “O Poeta das Pombas”
03. OBRAS:
→ “Primeiros
Sonhos” (1879, poemas de características ainda românticas)
→ “Sinfonias”
(1883)
→ “Versos
e Versões” (1887)
→ “Aleluias”
(1891)
→ “Poesias” (1898)
04. PRINCIPAIS POEMAS:
→ “As
Pombas”
→ “Mal
Secreto”
→ “A
Cavalgada”
→ “Plenilúnio”
05. CARACTERÍSTICAS:
→ Adesão
ao parnasianismo a partir de “Sinfonias”;
→ traços
parnasianos de sua poesia: temas históricos, temas mitológicos, poemas
descritivos;
→ linguagem clássica e concisa;
→ poemas reflexivos.
01. NOME:
→ Antônio Mariano
ALBERTO DE OLIVEIRA (Alberto de Oliveira).
→ Nascimento: 1859 - Rio de Janeiro
→ Morte: 1937 - Niterói
→ Não
participou de nenhum movimento político, social ou literário.
→ Foi eleito “Príncipe dos Poetas
Brasileiros”, após a morte de Bilac.
02. OBRAS:
→ “Canções Românticas” (1878) poemas
românticos, “Meridionais” (1884), “Sonetos e Rimas” (1885), “Versos e Rimas”
(1895), “Poesias Completas” (quatro séries: 1900, 1906, 1913, 1927, contendo a
primeira série toda a produção anterior, com correções), “Ramo de Árvore”
(1922).
03. PRINCIPAIS POEMAS:
→ “Vaso
Grego”
→ “Vaso
Chinês”
→ “Horas Mortas”
04. CARACTERÍSTICAS:
→ Estreia
com obra romântica: “Canções Românticas” (1878)
→ Adesão
ao Parnasianismo a partir de “Meridionais” (1884)
→ O mais parnasiano dentre os contemporâneos
(perfeição formal).
01. NOME:
→ VICENTE
Augusto de CARVALHO (Vicente de Carvalho)
→ Nascimento: 1866 - Santos
→ Morte: 1924 - São
Paulo
→ Conhecido
como “Poeta do Mar”, pela sua paixão pelo oceano,
→ é
considerado o melhor parnasiano depois da tríade (Olavo Bilac, Raimundo Correia
e Alberto Oliveira);
→ é popular por desenvolver temas do agrado do
leitor comum e por expor sempre seus sentimentos com simplicidade e clareza.
02. EPÍTETO:
→ “Poeta do Mar”
03. OBRAS:
→ “Ardentias” (1885), “Relicário” (1888),
“Rosa, Rosa de Amor” (1902), “Poemas e Canções” (1908), “Verso e Prosa” (1909),
“Versos da Mocidade” (1912)
04. PRINCIPAIS POEMAS:
→ “Palavras
ao Mar”
→ “Velho
Tema”
→ “Olhos
Verdes”
→ “Pequenino Morto”
05. CARACTERÍSTICAS:
→ Parnasiano
reduzido ao extremo domínio da linguagem;
→ poemas
caracterizados pela musicalidade e cadência;
→ Temas:
→ natureza (cenas marinhas);
→ lirismo amoroso;
→ reflexão sobre a natureza do homem.
→ natureza (cenas marinhas);
→ lirismo amoroso;
→ reflexão sobre a natureza do homem.
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