sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Você entende de meteorologia?


Harold H. Hart


Todos nós falamos quase diariamente sobre o tempo. Mas falamos com inteligência? Aqui Estão 12 conceitos populares sobre o tempo – muitos deles falsos. Se responder corretamente a 8 destas afirmativas (coloque um X no parênteses V ou F), você está bem no assunto. Mais do que isso, seu conhecimento é ciclônico. Respostas no fim do teste:


01. Um círculo em volta da Lua é sinal de chuva. V (   )   F (   )

02. A mudança da fase da Lua provoca mudança de tempo. V (   )   F (   )

03. Arco-íris podem ser vistos à noite. V (   )   F (   )

04. A neve nada mais é do que chuva congelada. V (   )   F (   )

05. A média das tempestades em formação em todo o mundo a qualquer instante aproxima-se mais de 2.000 do que de 200. V (   )   F (   )

06. Geralmente as enchentes podem ser previstas com meses de antecedência. V (   )   F (   )

07. A trovoada, às vezes, azedam o leite. V (   )   F (   )

08. Muito orvalho é sinal de bom tempo. V (   )   F (   )

09. Um pôr-do-sol vermelho geralmente significa tempestade no dia seguinte. V (   )   F (   )

10. Nas noites de luar caem as maiores geadas. V (   )   F (   )

11. É correto dizer que o orvalho cai à noite. V (   )   F (   )

12. É a umidade, não o calor, que faz certos dias desagradáveis. V (   )   F (   )


Respostas:

01. Verdadeiro. Uma auréola em volta da Lua resulta da presença de nuvens a grandes alturas (cirros), composta de minúsculos cristais de neve, na passagem do luar. Essas nuvens geralmente prognosticam tempo instável.

02. Falso. Todos os registros revelam que as mudanças de tempo se processam independentemente das fases da Lua.

03. Verdadeiro. O arco-íris lunar foi observado já desde os tempos de Aristóteles. Geralmente falando, os arco-íris são formados pela passagem dos raios de luz através de gotas de água. O luar, que não é senão um reflexo da luz solar, pode produzir o mesmo efeito.

04. Falso. O granizo é a chuva congelada, A neve cai como neve, de nuvens de neve, sendo seus flocos formados não pelas gotas de chuva, mas pelo vapor a temperaturas abaixo de zero.

05. Verdadeiro. Os dados estatísticos indicam que em qualquer dado momento uma media de 1.800 tempestades estão ocorrendo sobre a Terra.

06. Verdadeiro. As enchentes são causadas principalmente pela impossibilidade do solo de absorver mais umidade. Como essa capacidade de absorção pode ser medida e como a quantidade das chuvas futuras, calculada pelas médias normais, pode ser prevista aproximadamente, as enchentes podem ser previstas com grande precisão.

07. Falso. O tempo quente e úmido – condição que favorece as tempestades – propicia o crescimento das bactérias que fazem o leite azedar. As tempestades em si são inócuas.

08. Verdadeiro. Em noites sem nuvens, a terra perde o seu calor com maior rapidez do que nas noites nubladas, e o resultado é um orvalho mais abundante. Esses céus límpidos, da mesma forma, não significam uma chuva imediata. Da mesma forma as grandes geadas são geralmente seguidas de tempo bom e sem nuvens.

09. Falso. Um pôr-do-sol avermelhado indica tempo claro e seco. A atmosfera seca e empoeirada que se associa a tempo bom transmite os raios vermelhos do Sol em maior escala do que os azuis.

10. Verdadeiro. Nas noites mais límpidas é maior o resfriamento da superfície da Terra pela radiação e, portanto, é mais provável que provoque, pela baixa temperatura, a condensação sob a forma de orvalho ou de geada.

11. Falso. O orvalho não cai, mas se forma onde é encontrado. Quando a umidade do ar quente se deposita sobre uma superfície fria, que a condense, forma-se o orvalho.

12. Verdadeiro. Quando a umidade é grande, o ar, já saturado de água, não absorve a transpiração do corpo.

(In Seleções do Reader´s Digest de setembro de 1970)





Nenhum comentário:

Postar um comentário