sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O método socrático



O mais falado importante método didático foi nos dados por Sócrates: a maiêutica, ou seja, o parto das ideias.

Sócrates era um filósofo peripatético, isto é, dava aulas caminhado com os seus discípulos. Quando alguém he perguntava:

 Mestre, o que é a liberdade?

Sócrates devolvia a pergunta ao discípulo:

 O que você acha que seja a liberdade?

O aluno dava a sua resposta pessoal, logo outro emendava com outro conceito e todos os discípulos entravam na pergunta dando as suas opiniões, até formarem um consenso da resposta.

Sócrates dizia que as resposta de todas as coisas estão dentro de nós, bastava extraí-las para fora como um parto de ideias. Daí o termo maiêutica.

Criada por Sócrates no século IV a.C., a maiêutica é o momento do "parto" intelectual da procura da verdade no interior do Homem.

A autorreflexão, expressa no nosce te ipsum ‒ "conhece-te a ti mesmo" - põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.

maiêutica é um método que consiste em "parir" ideias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro de um contexto (assunto).

Maiêutica é um método de ensino socrático no qual o professor se utiliza de perguntas que se multiplicam para levar o aluno a responder às próprias questões. É uma técnica de ensino fantástica, que atinge resultados excelentes. Tem a vantagem de funcionar como verdadeiro exercício mental para o aluno, que, utilizando seus próprios conhecimentos, desenvolve a capacidade associativa, otimizando recursos na estruturação de mecanismos de raciocínio lógico. Também funciona muito bem para bebês.

O processo da maiêutica pode começar, por exemplo, quando a criança de dois anos pergunta aos pais alguma coisa que já sabe. Freqüentemente, crianças pequenas fazem esse tipo de questão. Basta aos pais devolver a pergunta e a criança responderá com um sorriso feliz por constatar que sabe a resposta. Quando faz isto, não está testando os pais ou divertindo-se. Está simplesmente abordando um objeto com uma região do cérebro no qual ele não está registrado. Digamos que está encarando o objeto sob outro ponto de vista. Ao receber de volta a questão, a criança faz um esforço e, utilizando de recursos associativos, descobre a região da mente onde definira o objeto e responde à própria pergunta. Questões mais elaboradas exigem mais de uma pergunta para atingir o objetivo. A maiêutica, do mesmo modo que a síntese, deve trilhar o caminho lógico, mas, ao contrário desta, pode partir do complexo para o simples, se se utilizar de recursos apropriados. A maiêutica, por ser um processo elaborado, necessita de um pouco de esforço e talento dos pais, como tudo que vale a pena na vida.

O que é peripatético?

Em 335 a.C., depois da morte de Filipe da Macedônia, Aristóteles voltou para Atenas. Lá, próximo ao templo de Apolo Lício e das Musas, ele fundou sua escola, que ficava próximo a uma colunata coberta, chamada em grego perípatos, por ser esse o local de encontro dos alunos com o mestre, a escola aristotélica ficou conhecida como peripatética.

Peripatético e aquele que ensina caminhando, ao ar livre. Jesus Cristo era peripatético, pois todos os seus sermões foram dados andando com a multidão que sempre o acompanhava. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário