O mais falado importante método
didático foi nos dados por Sócrates: a maiêutica, ou seja, o parto das ideias.
Sócrates era um filósofo
peripatético, isto é, dava aulas caminhado com os seus discípulos. Quando
alguém he perguntava:
‒ Mestre,
o que é a liberdade?
Sócrates devolvia
a pergunta ao discípulo:
‒ O
que você acha que seja a liberdade?
O aluno dava a sua resposta pessoal,
logo outro emendava com outro conceito e todos os discípulos entravam na
pergunta dando as suas opiniões, até formarem um consenso da resposta.
Sócrates dizia que as resposta de
todas as coisas estão dentro de nós, bastava extraí-las para fora como um parto
de ideias. Daí o termo maiêutica.
Criada por Sócrates no
século IV a.C., a maiêutica é o momento do "parto" intelectual da
procura da verdade no interior do Homem.
A autorreflexão, expressa no
nosce te ipsum ‒ "conhece-te a ti mesmo" - põe o Homem
na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da
virtude.
A maiêutica é um método
que consiste em "parir" ideias complexas a partir de perguntas
simples e articuladas dentro de um contexto (assunto).
Maiêutica é um método de ensino
socrático no qual o professor se utiliza de perguntas que se multiplicam para
levar o aluno a responder às próprias questões. É uma técnica de ensino
fantástica, que atinge resultados excelentes. Tem a vantagem de funcionar como
verdadeiro exercício mental para o aluno, que, utilizando seus próprios
conhecimentos, desenvolve a capacidade associativa, otimizando recursos na
estruturação de mecanismos de raciocínio lógico. Também funciona muito bem para
bebês.
O processo da maiêutica pode
começar, por exemplo, quando a criança de dois anos pergunta aos pais alguma
coisa que já sabe. Freqüentemente, crianças pequenas fazem esse tipo de
questão. Basta aos pais devolver a pergunta e a criança responderá com um
sorriso feliz por constatar que sabe a resposta. Quando faz isto, não está
testando os pais ou divertindo-se. Está simplesmente abordando um objeto com
uma região do cérebro no qual ele não está registrado. Digamos que está
encarando o objeto sob outro ponto de vista. Ao receber de volta a questão, a
criança faz um esforço e, utilizando de recursos associativos, descobre a
região da mente onde definira o objeto e responde à própria pergunta. Questões
mais elaboradas exigem mais de uma pergunta para atingir o objetivo. A
maiêutica, do mesmo modo que a síntese, deve trilhar o caminho lógico, mas, ao
contrário desta, pode partir do complexo para o simples, se se utilizar de
recursos apropriados. A maiêutica, por ser um processo elaborado, necessita de
um pouco de esforço e talento dos pais, como tudo que vale a pena na vida.
O que é peripatético?
Em 335 a.C., depois da morte
de Filipe da Macedônia, Aristóteles voltou para Atenas. Lá, próximo ao templo
de Apolo Lício e das Musas, ele fundou sua escola, que ficava próximo a uma
colunata coberta, chamada em grego perípatos, por ser esse o local de encontro
dos alunos com o mestre, a escola aristotélica ficou conhecida como
peripatética.
Peripatético e aquele que ensina caminhando, ao
ar livre. Jesus Cristo era peripatético, pois todos os seus sermões foram dados
andando com a multidão que sempre o acompanhava.
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