(Do Gótico ao Cubismo)
→ Gótico (século XII-XVI) Detalhado e devoto: arcos de pedra em
ponta, vitrais pintados e abóbadas com arcobotantes. (séc. XVI) Gótico Internacional: Estilo artístico
da alta Idade Média. (Pisanello →
pintura abaixo.)
→ Renascentista (século XIV-XVI) Retomada da herança clássica no
campo do conhecimento. Desenvolvidos o uso da perspectiva e a pintura a óleo. (Botticelli→ pintura abaixo, da Vinci)
→ Maneirismo (meados e fim do século XVI) Uma exacerbação do
Renascimento, que levou a uma escola claramente extravagante e estilizada. (Michelangelo→ pintura abaixo, Bronzino)
→ Barroco (século XVII) Estimulado pela Igreja Católica Romana,
unificou arte e arquitetura, criando obras realistas e dramáticas. (Caravaggio→ pintura abaixo, Bernini, Rubens)
→ Rococó (meados e fins do século XVIII) Estilo altamente ornamental,
ligeiro e decorativo, em parte desenvolvido na refinada corte de Luís XV. (Watteau, Fragonard, Tiepolo→ pintura
abaixo)
→ Neoclássico (1750-1850) Retorno à formalidade da Grécia clássica na
arte e na arquitetura em resposta (e numa rejeição) ao Barroco e ao Rococó. (Piranesi → pintura abaixo, Adam, Soane)
→ Romântico (1780-1850) Opção pela emoção humana e pela inspiração
oferecida pelo mundo natural numa reação à indústria e ao Iluminismo. (Turner, Blake, Delacroix→ pintura abaixo , Constable)
→ Arts&Crafts (1850-1870) Reação à industrialização pela retomada
do autenticamente decorativo e através do artesanal e funcional, pela reforma
social. (William Morris → pintura
abaixo)
→ Impressionismo (1860-1880) O recurso à cor e à técnica para captar
o caráter efêmero da luz. (Monet, Sisley,
Pissaro, Renoir → pintura abaixo)
→ Pontilhismo (1880) Uso de pequenas manchas de cores primárias que
se fundem formando uma imagem. (Seurat→
pintura abaixo , Signac, Cross)
→ Pós-Impressionismo (1880-1910) Um passo adiante da interpretação
impressionista, rumo a uma abordagem mais abstrata e emocional. (Cézanne, Gauguin, Van Gogh → pintura
abaixo)
→ Art Nouveau (1890-1915) Decorativo e detalhista, usando linhas
curvas fluidas e geometria rigorosa. (Beardsley,
Klimt→ pintura abaixo, Tiffany )
→ Fauvismo (1900-1908) “Movimento” francês que defendia obras
ousadas, coloridas e exuberantes. (Mattisse
→ pintura abaixo, Rouault, Duffy)
→ Expressionismo (1900-1920) Enfatizava mais as emoções e reações do
artista que a representação realista do tema (Kandinski, Modigliani → pintura abaixo)
→ Cubismo (1900-1920) Desenvolvido por Picasso→ pintura abaixo e
Braque, influenciado por Cézanne e
pela arte tribal, buscou ver a essência de um objeto ao mostrá-lo
simultaneamente em todas a suas faces fragmentadas.
(Texto do livro “A
Miscelânea Original de Schott”)
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