sábado, 4 de março de 2017

A influência da saúde bucal no organismo



Pessoa com a doença periodontal (inflamação na gengiva) não apenas podem perder os dentes como também ter outros prejuízos em sua saúde.

Problemas cardíacos

→ As bactérias que saem da boca e chegam ao coração podem causar endocardite bacteriana – uma inflamação no endocárdio. Alem disso, as bactérias facilitam a formação de ateromas (placas de gordura), início do processo de obstrução arterial.

Gastrite

→ Pessoas com gastrite costuma tomar antibiótico para eliminar a bactéria H.pylori. O problema é que a doença periodontal caracteriza-se também por um acúmulo dessa bactéria na gengiva e o antibiótico usado no tratamento não elimina por completo as bactérias da boca. As sobreviventes voltam ao estômago causando de novo a gastrite.

Diabetes

→ A doença periodontal produz substâncias inflamatórias que aumentam a resistência à insulina, dificultando a ação do hormônio pancreático responsável pela entrada de glicose nas células.

Problemas respiratórios

→ As bactérias que causam inflamação na gengiva podem chegar ao pulmão, provocando infecção. Isso ocorre principalmente em pacientes hospitalizados. 

(Revista Veja, dezembro de 2014)




Nenhum comentário:

Postar um comentário