domingo, 12 de março de 2017

Dicas para estudar


Educadores e especialistas acreditam que o começo do ano é um excelente momento para os alunos definirem metas, foco e rumo dos estudos. Assim, plataformas on-line, como CLUBEaluno ou Descomplica, oferecem orientações.


Organize tempo

→ Aprender a administrar o tempo, de modo eficaz, é fundamental para estabelecer uma rotina mais produtiva e tranquila para os estudos. Ser um aluno organizado evita a exaustão mental. Assim, é possível organizar, antecipadamente, o tempo de estudos, seja para a entrega de trabalhos escolares ou para se preparar às provas. Outra dica importante é evitar estudar em vésperas de exames ou no próprio dia, isso deixa o estudante estressado e, geralmente, resulta em pouco ou nenhum efeito nas notas.

Local de estudo

→ Evitar o estudo ou a realização de tarefas escolares ou acadêmicas em locais com barulho e movimentados é uma boa recomendação para quem espera ter o máximo de concentração enquanto se dedica a determinado conteúdo. Não ser interrompido no ambiente de estudos e evitar distrações também são sugestões de grande ajuda para manter a concentração. Além disso, deixar sempre o material guardado no mesmo local evita perda de tempo, aborrecimento e estresse na procura de livros e cadernos.

Utilize recursos

→ Com a internet e a tecnologia, diversos recursos estão disponíveis para auxiliar estudantes. Atualmente, muitos alunos utilizam plataformas de Ensino que contam com professores on-line para auxiliar, através de monitorias particulares, além do conteúdo personalizado e, muitas vezes, apresentado de forma divertida. Há plataformas que oferecem também apoios, como rede social, para fazer novas amizades, e links para marcar lembretes de provas e trabalhos ou para criar grupos de estudo.

Aulas presenciais

→ Use as aulas presenciais para entender as matérias e tirar dúvidas. Essa recomendação parece óbvia, mas nem sempre é seguida. Um erro comum é fazer dois cursinhos para ter mais aulas, porém, o que realmente fará a diferença são os momentos de estudo pessoal. Isso não significa, no entanto, perder ou “dormir” nas aulas presenciais. Pelo contrário, elas são importantes para entender a matéria e tirar dúvidas. É necessário ter esse espaço de aprendizagem e contato do aluno com seu professor.

Prepare o cérebro

→ Não adianta usar todas as técnicas do mundo, muito menos pagar os cursos mais caros, se faltar a vontade de estudar. Por isso, se deve estabelecer, como objetivo real, que entender a matéria é relevante para obter boas notas. Além disso, estudar pensando que essa atividade é chata, certamente aumenta a possibilidade de distração. Dessa forma, vale ter foco e pensar que estudar com dedicação é atividade necessária; capaz de gerar aprendizagens e aquisições, que serão muito úteis à vida.

Cuide do corpo

→ Além da preparação mental para as provas, também é necessário que o estudante tenha preocupação e cuidado com a saúde e o estado físico, principalmente na véspera e durante provas e/ou trabalhos importantes e apresentações. O cansaço pode prejudicar muito o desempenho durante o teste. Por isso, não é recomendado virar a noite para estudar a matéria que falta. Se houve preparo, não serão mais duas ou três noites de estudo sem dormir que deverão fazer a diferença na hora da prova.

Ensine os outros

→ Estudar com outras pessoas pode ajudar no aprendizado. Uma boa dica é ensinar a amigos, colegas, ou até pais, aquilo que se aprendeu nas aulas. Com isso, o conteúdo é reforçado, os conhecimentos testados e se memoriza o que é necessário. Fazer resumos, exercícios e revisar as matérias, inclusive com outros, ajudam a fixar os estudos do dia. Escrever com as próprias palavras o que foi aprendido nas aulas também melhoram a fixação do conteúdo. A orientação, então, é que se explique determinado conteúdo para outra pessoa como se fosse um professor. Esse exercício ajuda o cérebro a organizar o que se sabe sobre o assunto. Falar em voz alta, mesmo sozinho, também ajuda a memorizar a matéria.

Monte um cronograma

→ Para montar um cronograma de estudos é importante conhecer bem a rotina (turno de aula, tarefas diárias e obrigatórias, horários livres para estudar, etc.). O cronograma de estudos ajuda a maximizar a atenção. Ele deve levar em conta diversos aspectos que interferem na aprendizagem, como o ambiente de estudos livre de distrações e que seja confortável, iluminado e com os materiais necessários. Outro ponto importante é evitar distrações. Assim, se não for necessário, desligue o computador e deixe o celular no silencioso ou fora de alcance. O uso de aplicativos pode ajudar muito. O CamScanner, por exemplo, digitaliza para o computador resumos elaborados pelo estudante e também insere tags de conteúdo.


Fontes: Plataforma de apoio pedagógico on-line. 

O clubealuno (www.clubealuno.com.br)

(Correio do Povo, 12 de março de 2017)


Nenhum comentário:

Postar um comentário