sábado, 3 de junho de 2017

Partido Alto



Aniceto de Menezes e Silva Júnior, o Aniceto do Império, foi um dos fundadores da escola de samba Império Serrano. Nascimento: 11 de março de 1912, Rio de Janeiro. Falecimento: 19 de julho de 1993, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Sua data de nascimento oficial é 22 de março, devido à demora de seus pais, o estofador e lustrador Aniceto de Menezes e Silva e a dona-de-casa Chrispiniana Braga de Menezes da Silva (solteira Francisca Braga), em registrá-lo.

As palavras que estão entre parênteses devem ser cantadas pelas pessoas que estão ao redor do partideiro, que canta os versos improvisados.

Dora

Aniceto do Império Serrano

Vou chorar, meu bem (não chora)
Vou chorar, meu bem (não chora)
Eu já vou (embora)
Com Deus e Nossa (Senhora)
Vou aqui (agora)
E depois a Juiz (de Fora)
Porque chegou (a hora)
Vou por aí (a fora)

Vou chorar, meu bem (não chora)
Vou chorar, meu bem (não chora)
Vou procurar a (Aurora)
Que morou na (Glória)
Uma nega de (Angola)
E que tem no nariz (uma argola)
A mulher do meu filho (sua nora)
O nome dela? (Aurora)

Não! O nome dela é Glória
A Glória é minha senhora
Não toca a bola não bagunça o samba senão
Vou mimbora até a viola olha só
como ela chora a viola, viola, viola.

É por isso que eu vou (embora)
Eu já vou (embora)
Eu já vou (embora)
Com Deus e Nossa (Senhora)
Vou aqui (agora)
E depois a Juiz (de Fora)
Porque chegou (a hora)
Vou por aí (a fora)

Vou chorar, meu bem (não chora)
Vou chorar, meu bem (não chora)
Vou procurar (Aurora)
Que morou na (Glória)
Uma nega de (Angola)
E que tem no nariz (uma argola)
A mulher do meu filho (sua nora)

O nome dela
Eu já falei que é Maria da Glória
A Glória é minha senhora
Não toca esse samba senão vou-me embora
Porque, meus olhos choram, meus olhos choram

É por isso que eu vou (embora)
Eu já vou (embora)
Eu já vou (embora)
Eu já vou (embora)

Refrigerante preto (coca-cola)
A mulher vai dormir de (camisola)
Homem que vira a mão (boiola)
Debaixo do sapato (a sola)
Penduro na orelha (argola)
Casa que joga bolição (sambola)
Olha a entrada da Mangueira (cartola)
Palitó de soldado (gandola)
A doença do mal (ebola)
Uma fruta pequena (amora)
A outra qual é? (acerola)
A outra qual é? (carambola)
Romário é bom (de bola)
Pelé é o rei (da bola)
Dinheiro de gringo (é dólar)
E de mendigo (esmola)
Dinheiro de gringo (é dólar)
E de gringo (é dólar)
Risca fura do (sambola)

Partido-Alto

Com a palavra, alguém que entendia do assunto: “Estão todos cantando samba menor e dizendo que é partido-alto e eu sou um dos errados porque não quero ficar isolado”. Aos 65 anos, em 1977, Aniceto Menezes, o Aniceto do Império (um dos fundadores da escola Império Serrano) admitia no lançamento de seu primeiro disco (dividido com outro partideiro, Nilton Campolino) que o gênero já não era o mesmo iniciado por seus ancestrais. Gerado nas festas religiosas do jongo de procedência rural, batido em tambores chamados de candongueiro, angumavita e caxambu, o partido virou chula raiada, como na exemplar e remota Patrão, prenda seu gado, da trinca fundadora Pixinguinha, Donga e João da Bahiana, registrada pelo cantor e estudioso Almirante. Mas Aniceto, fiel ao tradicionalismo, ditava algumas regras que via desrespeitadas. “O partido tem hora para começar, mas não para acabar, já que os versos são livres, feitos na hora. E precisa da presença do coro”, situava.

Para ele, a adaptação pedida pelo mercado teve um divisor de águas. “O samba menor foi um recurso que surgiu na época em que Paulo da Portela ficou em evidência, para adaptar o samba aos coristas”, garantia. Mal saberia, ele que morreu pobre e esquecido em 1993 aos 81 anos, que o partido-alto ainda sofreria outras modificações até servir de combustível para o movimento conhecido por pagode de fundo de quintal, movido a banjo e tantã. E que até o termo pagode acabaria desvirtuado num samba-pop de duvidosa consistência.

Permeando a MPB

A própria denominação partido-alto, já insinua algum tipo de superioridade para seus praticantes (turumbambas, no tempo do jongo, segundo Aniceto, daí a encurtada expressão bamba), que deviam desenvolver longas estrofes de seis ou mais versos e voltar ao estribilho. Enfim, o correspondente no universo do samba ao repente/cantoria nordestina. O partido permeia a história da MPB. Pode ser encontrado na assinatura do andarilho dos morros e rodas de malandragem Noel Rosa com o lendário João Mina em De Babado, de 1936, gravado em dupla com Marilia Baptista. Anteriores ainda são Falem de Mim, de Rufino, de 1928, com Alcides Malandro Histórico e Alvaiade ambos da Portela e Quitandeiro (de Paulo da Portela, de 1933, antes da segunda parte escrita depois por Monarco) também por Alvaiade, faixas posteriormente gravadas na série das escolas de samba do selo Marcus Pereira, em 1974.

E o partido também pontifica nas batucadas da Baixada e adjacências e nas novas favelas violentas e miseráveis, capturado pelo pernambucano Bezerra da Silva. As rodas de partido moldaram muito compositor, como testemunha Elton Medeiros comentando na gravação de Não Vem (Assim Não Dá), de 1977, que conheceu Candeia numa delas, na festa da Penha. Junto com os dois entram na roda ilustre Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito. Partideiros como Clementina de Jesus (dialogando com outra figura lendária, o portelense João da Gente) e Xangô da Mangueira além de Aniceto, atestam que esse tipo de samba de melodia curta governado pelo ritmo, mesmo distante das origens é um dos mais evidentes elos entre o gênero urbanizado e sua nascente africana.

Músicas:

Patrão, prenda seu gado (Pixinguinha/ Donga/ João da Bahiana) – Almirante
De Babado (João Mina/ Noel Rosa) – Noel Rosa e Marília Batista
Falam de Mim (Rufino) – Alcides Lopes "Malandro Histórico" e Alvaiade
Quitandeiro (Paulo da Portela) – Alvaiade
Barracão é Seu (tradicional) – Clementina de Jesus e João da Gente
Partido Alto (Aniceto do Império) – Aniceto do Império
O Samba É Bom Assim (Norival Reis/ Hélio Nascimento) – Jamelão
Na Água do Rio (Silas de Oliveira/ Manoel Ferreira) – Silas de Oliveira
Não Vem (Assim Não Dá) (Candeia) – Candeia, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito
Isso Não São Horas (Xangô da Mangueira/ Catoni) – Xangô da Mangueira
Quem Samba Fica (Tião Motorista/ Jamelão) – Jamelão
Pra Que Dinheiro? (Martinho da Vila) – Martinho da Vila
Vivo Isolado do Mundo (Alcides Malandro Histórico)/Amor não é brinquedo (Candeia/ Martinho da Vila) ‒ Candeia
Tié (Ivone Lara e Fuleiro) – Ivone Lara
Pega Eu (Jorge F. Silva "Crioulo Doido") – Bezerra da Silva
Partido Alto (Chico Buarque) – MPB-4
Só Chora Quem Ama (Wilson Moreira/Nei Lopes)/Goiabada Cascão (Wilson Moreira/ Nei Lopes)/ Mel e Mamão com Açúcar (Wilsom Moreira)/Coisa da Antiga (Wilson Moreira/ Nei Lopes)
Luz do Repente (Marquinho PQD/ Arlindo Cruz/ Franco) – Jovelina Pérola Negra
Vou Botar Teu Nome na Macumba (Zeca Pagodinho/ Dudu Nobre) – Zeca Pagodinho

Tárik de Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário