→ Rebimboca da Parafuseta é uma
expressão corrente em certas regiões do Brasil
para designar uma peça, real ou fictícia, cujo nome ou função não são
conhecidos, do motor
de um automóvel
ou de qualquer outra máquina. Alternativamente, para a mesma função usam-se nomes
de outras peças fantasiosas, como a mola da grampola ou a arruela da grapeta ou
ainda a rosqueta da parafuseta.
→ Geralmente a expressão é
utilizada em tom de brincadeira por pessoas sem conhecimento técnico para
descrever um problema em equipamentos mecânicos. Denota um certo desinteresse
em descobrir a real função de uma determinada peça ou seu nome correto:
→ “Puxa vida, o problema é sério.
Será preciso trocar... sei lá... a rebimboca da parafuseta e vai custar um
dinheirão”. Ou: “Quando alguém entra em um avião nunca pensa se a rebimboca da
parafuseta está atarraxada, pois confia que para isto existam profissionais
altamente...”
→ Apesar de ser uma expressão
muito utilizada, nunca existiu nenhuma peça de nenhum carro, ou avião, ou outro
veículo ou máquina chamada rebimboca da parafuseta.
→ A expressão surgiu no início da
década de 1970, no seriado de TV
infanto-juvenil da TV Globo, Shazan, Xerife & Cia., interpretado
pelos atores Paulo José (Shazan) e Flávio Migliaccio (Xerife), respectivamente,
dois mecânicos inventores de um estranho veículo: a Camicleta. A rebimboca da
parafuseta era um componente desse veículo fantástico.
→ Posteriormente, a ideia foi
reaproveitada em um filme comercial para TV que anunciava o fascículo “Oficinas
e mecânicos: como escolher?”, o nº 7 da série Shell responde. O filme
mostrava o diálogo, dentro de uma oficina, entre um mecânico (com ar de
malandro) e a cliente (uma jovem com ar desesperado). Quando a moça perguntava
qual era afinal o problema do seu carro, o mecânico respondia, com ar grave
(isto é, vai custar caro): “O pobrema (sic) tá na rebimboca da parafuseta...” E
depois, a moça, com ar de espanto, fazia uma careta para a câmera.
(Do Wikipédia, a
enciclopédia livre)
→ A Rebimboca da Parafuseta é a
mais importante peça de todos os carros, sendo por isso universal, mais que isso,
universalmente a maior de todas as peças de quaisquer carros do mundo inteiro.
Porém, talvez pelo preço desta peça, até hoje nunca se viu
uma. Talvez por isso mesmo diz-se que todo problema com carros advêm da falta
da dita cuja.
→ Rebimboca da Parafuseta é uma
peça encontrada numa greta de punção de bico ortodoxa e inenarrável. Ou não...
→ Na verdade, a rebimboca da
parafuseta, chamada erradamente por alguns de repimboca, repiboca, rebiboca (de
acordo com a nova regra ortogonal é rebimboca mesmo) ou qualquer outra coisa
que faça alusão ao nome, é uma peça fundamental que fica dentro do motor e se
estende até a carroceria dos veículos,
feita normalmente de plástico recoberta de uma fina camada de ferrugem.
A sua troca requer que se retirem as duas portas, a tampa do porta-malas, o estepe,
três parafusos
estrela, o escapamento, o lacre de
segurança vermelho e um monte de tralha debaixo do motor. Em alguns casos pode
ser necessário abrir o teto com um abridor de latas. Feito
isso, amarre com uma coleira de cachorro
e puxe com um trator de esteira.
→ Observação: para se retirar a
rebimboca da parafuseta, antes de mais nada, no entanto, em inúmeros modelos de
automóveis é necessário soltar o pino do grampolho,
localizado no pré-fuso da elevadiça,
dentro da paravela
pressora do eixo da articulação da compredeira, logo após o recalibre do
pináculo descendente distal do cilindro abdutor, mas, no restante
dos veículos automotores, a rebimboca da parafuseta se encaixa entre a casiloteia e o retém das
escovas lixadeiras. Nada que um bom mecânico
com técnica, cálculo e ferramentas corretas não execute em um tempo razoável. Entendendo-se
como tempo razoável o espaço exato de 1 minuto, 3 segundos e 36 centésimos,
pois se não for efetuada no tempo exato e na posição de 96 graus tendo como
referência a posição do sol
em um sábado de primavera tocando o quadrante leste da Pirâmide de Quéops, e
sempre frisando que os planetas devem estar alinhados não somente entre si, mas
devem apontar para o centro da nebulosa de Andrômeda num ângulo de 47°
estrelares, deve haver também um eclipse solar sobre o pico das montanhas de
mordor senão a retirada da marvada pode ocasionar um superaquecimento dos pistões
alongados de calibragem da parte frontal da válvula compressora
hemostática do semieixo longitudinal, ocasionando um vazamento
catastrófico de vapor de água misturado com gás metano,
enxofre
e fluidos venenosos diversos, causando a morte imediata de qualquer
ser vivo num raio
de 100 km
e impotência sexual em
qualquer ser humano
do sexo masculino em 400 km
do raio de distância do infeliz evento.
(Desciclopédia)
Opiniões gerais
→ A solução para rebimboca
bichada é trocar ela toda, mesmo que você não saiba exatamente o que é, como
foi parar ali e todos os agregados que o mecânico lhe falar, como portas, teto, estepe, assoalho, etc., se tiver dúvidas,
pergunte ao mecânico que se for dos bons vai te enrolar mais um pouco.
Teoria Inriquevediana para a peça
→ Segundo os dois maiores gênios
do sobrenatural no mundo: Inri Cristo e Padre Quevedo, tudo indica que na
verdade a peça “non ecziste”. Tudo não passa de uma ilusão, causada pela
preguiça e falta de querer gastar dinheiro com mecânicos de carro autênticos.
Apesar dos pesares, ninguém levou muito a sério essa afirmação até hoje. Solução:
Isso é problema de junta: junta tudo e joga fora!
Mecânico mostrando
para a moça onde fica a rebimboca da parafuseta...
Obs.: Segundo um amigo meu,
enquanto a moça observa a “rebimboca da
parafuseta”, ela deixa à mostra a “Cramulhota da tarraqueta”...
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