sexta-feira, 25 de agosto de 2017

O segredo de Stradivari


por James Randerson, correspondente de ciência.
30 de novembro de 2006 - The Guardian


Eles são venerados pelos mestres da corda e arco por seu tom sublime e pela gama dinâmica sem esforço. Mas a voz primorosa de um Stradivarius ou Guarnerius permaneceu um mistério até agora.

Um grupo de pesquisadores norte-americanos acredita ter descoberto o que faz esses violinos, violas e violoncelos antigos tão especiais e diz que a descoberta ajudará os luthiers de hoje a produzir instrumentos do mesmo nível que os dos mestres artesãos italianos.

A primeira teoria era que Antonio Stradivari teria usado uma poção mágica para dar à madeira sua qualidade sonora; depois, sugeriu-se que o segredo estaria no verniz. Estudos, porém, comprovaram que Stradivari usava verniz de mobília ordinário em seus instrumentos e que praticamente todos os que chegaram aos nossos dias foram reenvernizados no século XIX. Agora, pesquisadores da Universidade do Texas A&M descobriram que a madeira usada na fabricação dos instrumentos foi tratada contra cupim e fungos.

Joseph Nagyvary e sua equipe analisaram a madeira dos cavacos de cinco instrumentos datados entre 1717 e 1840: um violino e um violoncelo Stradivarius, um violino Guarnerius, uma viola britânica e um violino francês. As amostras vieram de restauradores que removeram pequenas raspas para consertar rachaduras na madeira.

A equipe usou duas técnicas de análise para comparar a composição química da madeira de bordo (Acer saccharinum) dos instrumentos antigos com a dos bosques atuais. Os instrumentos feitos pelos mestres de Cremonese era obviamente diferentes, relatam em artigo recente da revista “Nature”. “Em dois dos instrumentos dos quais se afirma produzirem maravilhas sonoras [...] a madeira foi tratada de forma brutal com substâncias químicas,” disse o Dr. Nagyvary. A impregnação é de tal forma violenta que, acredita ele, a madeira provavelmente foi fervida em água quimicamente tratada. Pretendia-se que a “poção” protegesse o instrumento contra cupim e fungos. “O agente oxidante usado, porém, continua sendo a pergunta que vale milhões de dólares.”

Mas obter uma resposta pode ser bem difícil: os donos de Stradivarius não são propriamente liberais quando se fala de colher material – mesmo pequenas raspas – de seus instrumentos para os projetos de pesquisa do Dr. Nagyvary. Compreensível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário