sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Primeiros Encontros II


George S. Patton – Bill Mauldin


Eles não estavam lutando na mesma Guerra. A do general Patton era um conflito de manobras calculadas por tropas soberbamente treinadas em direção a uma meta definida: um lampejo de glória na busca da vitória. A do sargento Mauldin era uma guerra de chuva e lama e arame farpado, a triste realidade da campanha italiana. O fato de Mauldin ainda não ter 25 anos e carregar uma caneta e um bloco de desenhos em vez de uma arma não embaçou essa percepção. Seus cartuns em Stars and Stripes saíram dessa guerra, e Willie e Joe, seus anti-heróis, tinham rostos caninos e barbados. Mauldin reservava suas farpas para os oficiais. Por isso foi acusado de abalar o moral da tropa.

Mas o que deixou Patton colérico foi a aparência de Willie e Joe. Sujos. Desgrenhados. Suas próprias tropas do Terceiro Exército andavam barbeadas, com botas limpas e colarinho no lugar. Por que, esbravejou ele ao alto comando, deveria Willie e Joe estrelar em Stars and Stripes?

Então, no começo de 1945, Mauldin estava em Paris, quando foi convocado pelo alto comando e enviado ao quartel do Terceiro Exército, no palácio real de Luxemburgo, para “convencer” Patton. Em seu escritório, armado com pistola de coronha de marfim e pronto para lançar injúrias, Patton disparou uma diatribe contra os malditos bêbados de Mauldin, sua falta de respeito pelo Exército; estaria ele tentando incitar um maldito motim? Depois se seguiu um longo discurso sobre a importância da ordem ao longo de quatro mil anos de história militar. Foi concedido a Mauldin cerca de um minuto e meio para se defender, para dizer que os cartuns eram uma válvula de escape segura para o relaxamento do soldado comum, antes dele ser atacado de novo por deixar seus personagens “vadiar e comer e molestar e andar por aí com barba crescendo na cara”. “Acredito que tenhamos nos entendido agora”, concluiu Patton, e Mauldin foi dispensado.

Nada mudou, claro, mas a guerra estava por terminar. Em março, Patton atravessou o Reno. Em maio, Mauldin ganhou o Pulitzer. Em junho, ambos voltaram aos EUA, e lá na capa da Time estava Willie. Ele também estava voltando para casa.


(Do livro “Primeiros Encontros”,
de Nancy Caldwell Sorel e Edward Sorel)



Nenhum comentário:

Postar um comentário