domingo, 10 de setembro de 2017

A capa de um disco histórico



Notem na foto:

Sombra do flash queimado. O homem que nunca sorri. Suéter do Ronaldo Bôscoli. (Nunca devolvido).

Chico Pereira, o fotógrafo, ajustou as luzes e lentes em seu estúdio e mandou o astro sorrir para a foto da capa de Chega de Saudade. “Você sabe que eu não sorrio, Chico”, respondeu João Gilberto, aprisionando um sorriso.

Era fevereiro no Rio e a temperatura lá fora já deixava para trás os trinta graus – imagine dentro do estúdio. Mas João Gilberto estava com um suéter de lã – um suéter branco, com duas listras azuis nas mangas e na gola em V, que pedira emprestado a Ronaldo Bôscoli. Não que estivesse com frio. Queria apenas esconder a camisa listradinha e de mangas curtas, que não lhe parecia muito fotogênica, embora fosse a sua melhor. João pôs a mão no queixo, fez um ar cool e desamparado de Montegomery Clift para câmara e, quando Chico Pereira disparou o flash, o spot no fundo do cenário fez pffft e queimou.

Chico só se deu conta disto ao revelar o filme. Nas fotos havia uma sombra por trás de João Gilberto, parecendo uma machadinha apontada para a sua cabeça. Era a sombra do spot. Teriam de ser refeitas, mas não havia tempo. Quando André Midani, responsável pelas capas, aprovou uma delas assim mesmo, Chico disse azeite e a capa saiu daquele jeito. E, ah, sim, João esqueceu-se de devolver o suéter a Ronaldo Bôscoli.

Músicas do LP:

Lado A: Chega de Saudade - Lobo Bobo – Brigas, nunca mais - Hô, Bá, Lá, Lá - Saudade fez um Samba - Maria Ninguém;

Lado B: Desafinado - Rosa Morena - Morena Boca de Ouro - Bim Bom - As pés da Cruz - É luxo só.


João Gilberto, o homem que inventou, no violão, 
a batida da bossa nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário