sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Como ajudar um cego


Por Marcelo Testoni


Em terra de cego, quem tem boa intenção pode atrapalhar bastante. Abra os olhos para não ser mais um estorvo no caminho de quem não enxerga.
  
1. Comunique-se em voz alta → Não se achegue sorrateiramente para não assustar. Quando estiver a 1,5 m dele, pergunte em voz alta se pode ajudá-lo. Se ele oferecer um aperto de mão, retribua. Se ele recusar ajuda, não insista.

2. Faça o que o cego pede → É comum “tomar conta” e, em vez de ajudar, intimidar. Ao atravessar a rua, não busque, por exemplo, abraçar a pessoa – o gesto pode ser interpretado como uma tentativa de imobilização ou até de furto. Ofereça apenas o braço ou a mão como guia.

3. Sinalize os obstáculos → Se o cego for colidir, diga “pare” em vez de “cuidado”. Se chegarem a uma calçada, diga “suba” (ou desça)” a calçada. Não informe pontos de referência que você conheça, mas descreva como ele pode chegar. Em ambientes familiares, não mude nada de lugar sem avisar – os cegos se orientam pela mobília.

4. Deixe-o apalpar as coisas → Se cego precisar sentar, coloque as mãos dele no encosto do banco. Ao fazer isso, descreva a altura do assento e para qual lado ele está virado – isso ajuda a manter o equilíbrio.

Portas:

5. Não precisa abrir portas – é útil ao cego memorizar para lado elas abrem.

6. Informe se a escada sobe ou desce e conte os degraus em voz alta. Depois ajude o cego a pisar nos degraus para sentir o tamanho deles.


(Revista Super Interessante – junho de 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário