sábado, 30 de setembro de 2017

Humor do Porta dos Fundos


Quanto tempo dura um político com princípios? Quantos meses, dias ou horas morando em Brasília são necessários para você começar a desviar dinheiro? E se você não desviar, o que acontece? Sofre Bullying? Queríamos fazer um esquete que falasse dos problemas que a honestidade pode gerar numa sociedade em que a corrupção é a norma. Falando assim, parece um vídeo muito chato. E talvez tivesse ficado, se não fosse pelos dois atores brilhantes (Fábio Porchat e Marcos Veras) e pela direção impecável (Ian SBF). Leia e tire suas próprias conclusões.

Ah, e superávit não é um super-herói. É o contrário de déficit. Ou seja: quando sobra dinheiro.

Superávit

Roteiro de Gregório Duvivier


(Escritório de Valdo, deputado federal. Entra Laércio, outro deputado.)

Laércio – Oi, valdo.

Valdo   – Opa, Laércio, tudo bem?

Laércio – Queria falar comigo, né?

Valdo   – Senta aí. É o seguinte: tem um dinheiro aí que você não pegou.

Laércio – Que dinheiro?

Valdo   – Um dinheiro que a gente pega.

Laércio – A gente pega?

Valdo   – Os deputados.

Laércio – Vocês pegam, né?

Valdo   – A gente pega, tá? Você pega... a gente pega.

Laércio – Não! Eu não pego nada.

Valdo   – (rindo) – Ah, não pega nada! (volta a ficar sério) É justamente por isso que eu estou aqui agora para falar com você. Porque você não pega nada.

Laércio – Então você me chamou aqui para falar do fato de vocês estarem roubando?

Valdo   – Não! Eu te chamei aqui para te atentar pro fato de que você não está (faz sinal de aspas no ar) pegando esse dinheiro. E se você não pegar esse dinheiro, vai sobrar um dinheiro. E se sobrar um dinheiro, as pessoas vão estar perguntando por que é que está sobrando esse dinheiro. (fala rapidinho) E se as pessoas ficarem perguntando, a gente vai ter que parar de pegar esse dinheiro.

Laércio – E por que vocês não param de pegar esse dinheiro?

Valdo   – Vocês, não. A gente.

Laércio – A gente, não! Eu não pego nada.

Valdo   – Você pega, sim. Na verdade, eu pego pra você. Eu pego a minha parte, e a sua eu tô depositando num banco. Num fundo excelente, renda fixa, você já é personnalité, tem cartão platinum e o caralho! Se quiser, pode viajar com milha no final do ano pra Paris!

Laércio – Valdo, pode deixar! Eu não quero esse dinheiro.

Valdo   – Mas é um valor pequeno!

Laércio – Mais uma razão. Eu não vou sujar a minha imagem, o meu nome, por causa de uma mixaria, de um valor pequeno.

Valdo   – Então, você tocou em ponto legal! Se o problema é valor, a gente pode chegar na cifra que você quiser. (pega calculadora e entrega a Laércio) Coloca um valor aqui...

Laércio – Não vou. Não tô aqui pra isso, não.

Valdo   – Laércio... Eu tô aqui pra te ajudar. T^p aqui pra te ajudar a me ajudar!

Laércio – Valdo, sabe quem eu quero ajudar?

Valdo   – Quem?

Laércio – O povo brasileiro...

Valdo   (irritado) – Não fode, Laércio! Não fode!

Laércio – Doa esse dinheiro pra saúde, pra educação, pra alguma coisa que vá fazer bem ao povo.

Valdo   – Laércio, não dá! É isso que você não tá entendendo. O Brasil recolhe dinheiro demais de imposto. O dinheiro tá pulando! Se a gente não pegar esse dinheiro, o Brasil se explode!

Laércio – Arte? Cultura? É isso! Você pega esse dinheiro e investe em arte e cultura. Essa é a melhor forma...

Valdo   – O que você quer é ver mais filme nacional?  É isso que você quer? Ir ao cinema pra assistir Os Vingadores e tá passando Federal na sala? Se você me disser agora que quer ver mais filme nacional, eu abro um edital agora pra você... (pega o telefone) Bianca, retoma Paulínia. (desliga)

Laércio – Não, não. Não é isso, não, tô legal.

Valdo   – É melhor pro país, Laércio! O que você quer? Mais classe C pegando avião? Já viu como é que está o aeroporto? A rodoviária que é esse aeroporto! Uma gente feia, uma gente que não tinha que tá pegando nem ônibus. O teu caseiro entrando no Facebook... É isso que você quer? Você quer curtir a foto da mulher do seu caseiro de maiô na praia, no piscinão de Ramos? É isso que você quer?

Laércio – Não. Eu não quero!

Valdo   – Porque parece que é isso que você quer!

Laércio – Ta bom, tá. Então...

Valdo   – É um bem pro país! Pro Brasil! Pro meu, pro teu, pro nosso!

(Laércio respira fundo.)

Laércio ‒ Você falou que eu vou ser cliente Personnalité?

Valdo   – Com esse fundo DI, é uma forma arrojada de você pensar no futuro, pensar lá na frente. (pega telefone) Bianca? Traz o DI pro Laércio.

Laércio – Pergunta se rende mais que a poupança?

Valdo   – Bianca, rende mais que a poupança?

(desliga e diz para Laércio)

Valdo   – Rende!

*****

(Do livro "Porta dos Fundos", Editora Sextante)

Obs. O vídeo com esse texto está na internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário