segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Macaco, olha o rabo…

por Eveline Alves


Era uma vez dois macacos que gostavam de brincar na linha do trem. Um deles era surdo. Certo dia, estavam distraídos quando o trem apitou. O macaco que podia ouvir, temendo pelo amigo, começou a fazer sinais, a pular e a fazer mil e uma macacadas, tentando avisar ao outro que o trem se aproximava. Sentindo a vibração do trilho, o macaco surdo, no último minuto, saltou fora. O outro, entretanto, tão empenhado estava em tentar avisar ao amigo, que acabou deixando lá o rabo, que lhe foi arrancado.

É a partir dessa história que ganha força a expressão: macaco nunca olha para o próprio rabo. Traduzido pela sabedoria popular num ditado para designar pessoas que deixam de lado a própria vida para se preocupar com a alheia. A sabedoria popular pode até não ter um status científico, mas sempre acerta quando se refere à natureza humana. O ditado “macaco não olha o próprio rabo” define de modo bastante preciso a inclinação do ser humano para esquecer seus problemas e sua própria vida, quando o assunto é criticar e falar da vida dos outros. Geralmente mal, claro, senão, qual seria a graça?

Como se já não fossem suficientes os problemas que cada um de nós temos. A vida já não nos dá, a cada um, demais coisas com as quais nos ocupar? Das minhas divagações, só posso concluir que uma pessoa que tem tempo para gastar com a vida dos outros é porque nada faz da sua própria. Normalmente são pessoas que não se comprometem com nada, que não planejam a própria vida, que não têm a menor preocupação em crescer, em querer ser mais; pessoas psíquica, social, cultural, emocional e cogniscivelmente limitadas. E ficam por aí.

Pessoas que não crescem, que não conseguem nada na vida, e ainda critica quem tenta. É mais cômodo e mais divertido. Afinal, quem não gosta de falar mal e diminuir as conquistas alheias para minimizar seus próprios fracassos?

Pois são esses “macacos” que de tanto olhar a vida (e o rabo) dos outros, esquecem-se das suas próprias e as deixam naufragar. Daí, só quando algo dá errado é que elas percebem que deixaram o próprio leme à deriva para “ficar a ver navios” em outros cais. Esquecem seus próprios rabos nos trilhos.

Para essas pessoas, uma dica: antes de abrir a boca para falar de alguém, que tal pensar antes no que vai dizer? A informação realmente interessa aos outros? Tem alguma utilidade para alguém? Vai ferir ou machucar quem quer que seja? Considerando todos esses fatores, quem sabe a escolha não recai por manter a língua dentro da boca? De outro modo, corre o risco de algum dia acabar feito o macaco, sem rabo.



3 comentários:

  1. Perfeito! Obrigada. Muito me valeu a reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Ditado popular antigo que usei hoje com uma pessoa que só fala os defeitos dos outros ou seja não tem auto crítica e eu falei,o macaco nunca olha pro rabo,serviu pra ele se calar.

    ResponderExcluir