segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Homenagem a Nelson Cavaquinho



Nelson Cavaquinho, nome artístico de Nelson Antônio da Silva, (Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1911 ‒ Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 1986) foi um importante músico brasileiro. Sambista carioca, compositor e cavaquinista na juventude, na maturidade optou pelo violão, desenvolvendo um estilo inimitável de tocá-lo, utilizando apenas dois dedos da mão direita.

Esta música foi interpretada, pelo autor: Zé Keti, no programa apresentado na TVE em 1986. Composto por ocasião da morte de Nelson Cavaquinho em 18/02/1986.

Homenagem a Nelson Cavaquinho

Por Zé Keti

Compadre Nelson Cavaquinho, onde anda você?
Já me disseram que deixaste de beber
o seu conhaque, sua Genebra bem amada,
em suas mil ou mais moradas.

Você cantava a noite inteira
Com a batida diferente do seu violão,
E nos bares da cidade,
Bebia um vinho rascante.
A rouquidão em sua voz era constante,
bem constante,
E na Praça Tiradentes,
Cantava seus sambas pra gente,
depois saía com a viola pra lugares diferentes.

A Lua foi sua companheira,
E hoje está de luto com a Estação Primeira.
A Lua foi sua companheira,
E hoje está de luto com o Morro da Mangueira. (bis)

Sabemos que o Brasil
e o mundo inteiro te conhece.
Eu bato palmas pra você,
porque você merece.
Onde anda, eu quero ver o seu parceiro,
O Guilherme deve estar coroa.
E, aqui pra nós,
A dupla é muito boa.
Eu também  já compus alguma coisa,
Já fiz sambas com você.
Se hoje sou poeta, tive muito que aprender.

Enriqueceu os versos meus,
O meu muito obrigado, adeus,
meu criador. (bis)


Nenhum comentário:

Postar um comentário