quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Vida de advogado ao longo dos anos.



Recém-formado

Escuta balada. Inicia suas atividades. Tudo é maravilhoso. Acho o Poder Judiciário algo fantástico e fica impressionado com tudo. Acredita que o Juiz trabalha muito e até sente dó do Magistrado. Os processos são morosos, mas esclarecendo ao cliente, ele entenderá. O cartório é simpático e os funcionários são sorridentes. Não tenha dúvida: O Judiciário é o melhor dos mundos.

Depois de 1 ano

Escuta música House. Está tão empenhado no trabalho que não sabe se está chegando ou indo embora. Vive no fórum. Analisa processo, já acha que o Juiz não é um cara tão inteligente e que é capaz de não entender a lei ou de não se aperfeiçoar. Mas tudo é irrelevante. Adora ser Advogado.

Depois de 2 anos

Escuta Heavy Metal. O seu dia de trabalho inicia às 8h e acaba às 20h... Começa a sonhar com prazo, Agravo de Instrumento, Apelação, Pré-questionamento e, definitivamente, descobre que o Juiz é só mais um Funcionário Público e que pouco trabalha. Começa a ter visões estranhas e se aborrece com o Fórum, já que nenhum processo anda.

Depois de 4 anos

Escuta Hip Hop. Engordou por culpa do stress e sofre de mobilidade... já se acostumou com a falta de comunicação da área. Aguarda ansiosamente que o Poder Judiciário faça o trabalho corretamente... Greves já não abalam... Ser mal tratado pelo Funcionário do Cartório ou aguardar até 2 (duas) horas para fazer uma audiência porque o Juiz não chegou ou ficar esperando horas para despachar com o Juiz já se tornou normal... saber que a culpa pela demora do processo é sempre sua também... Já sabe que o Cliente acha que o advogado não está empenhado no caso.

Depois de 8 anos

Escuta Gangsta rap. Tem dor de cabeça, se esqueceu o significado de “bom dia”, se sente como se tivesse acabado de cair da cama e vive somente de cafeína! Seus amigos mais próximos: café, prazos e cigarro... cada mensagem que recebe no e-mail é um arrepio a mais... já não tem paciência para muita coisa e quer que os funcionários do fórum, o Juiz e o Tribunal se explodam. Sonha com ataques terroristas nestes locais... e já se conformou que nenhum Juiz é punido por não cumprir prazo, não ter horário para trabalhar e sentenciar de qualquer forma, sem se preocupar com o Direito debatido no processo.

Depois de 12 anos

Escuta Techno e está completamente maluco! Já não sabe definir o que é real e o que é imaginário... E pior, não sabe mais viver longe do Fórum, dos Tribunais e dos Funcionários dos Cartórios... Sua diversão é sentar no bar e falar mal de todos os envolvidos, ou contar casos que aconteceram, tais como erros dos Juízes, prazos perdidos, ações não lidas... Quando vai ao Fórum, já não tem aquela vontade maluca e terrorista de explodir tudo... Até acha engraçado que cada Juiz tenha suas próprias leis e seus próprios códigos... fica lendo Jurisprudência e não entende por que nos seus processos não se acompanhou os entendimentos dos Tribunais. Aprecia ir ao Fórum nas sextas-feiras e nunca ter Juiz... já está completamente doido, ou seja, cuidado com essa raça! Bando de gente esquisita! 

(Autor Desconhecido)


Nenhum comentário:

Postar um comentário