segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Juramento Crioulo

Padre Paulo Aripe


Do livreto “A Missa Crioula”,

 (com a provação eclesiástica)

               Meu Patrão da Eternidade!

− diante da minha consciência,

− prometo pela minha honra de gaúcho

− guardar sempre aceso em meu peito

− o sagrado candeeiro da fé.

                Divino Tropeiro Jesus!

− assumo a compromisso de honra em toda parte:

− o meu nome de cristão

− e a marca da cruz que recebi no batismo.

                 Juro pelas sagradas tradições do meu pago:

− defender sempre as leis do Evangelho

− e me incorporo nas trincheiras da Igreja

− para pelear até a morte contra toda a maldade.

                Pela minha bandeira farroupilha:

− juro defender e honrar a Sagrada Cruz,

− em cuja sombra nasceu e cresceu a fibra rio-grandense.

                Quero guardar este meu juramento:

− até o momento em que eu bolear a perna

− na Estância do além.

− Para isso conto com a ajuda de São Pedro,

− sinuelo espiritual do Rio Grande

− e com auxílio da Virgem Maria,

− primeira Penda do Céu,

− Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário