sábado, 16 de dezembro de 2017

A História de uma Quadrinha



José Montaury

Como a dizer que em nossos dias a nova geração não esquece o passado, certo jovem solicitou-me explicações sobre a seguinte quadrinha, encontrada, ao acaso, num alfarrábio:

Vai o Hermes pra a Alemanha
Com o Mendes de Morais,
Saem desaforos dos Postos,
Só tu, Montaury, não sais...

Bem que contristado com esse desafio à minha idade, vou atender ao insólito pedido, se a tanto me ajudar a memória.

Decorria tranquilo e promissor o ano de 1908.

Governava Porto Alegre, como Prefeito - Intendente naquela época - o engenheiro José Montaury, exercendo o cargo desde os primórdios da República, estava indicado à nova reeleição.

Por sobre a indiferença popular, alguns órgãos da imprensa sustentavam forte campanha contra a continuidade do edil. Um deles registrando fatos diários, publicava, em todas as suas edições, uma quadra com este estribilho: “Só tu, Montaury, não sais...”

Uma noite, alguns estudantes - boêmios inocentes - foram levados ao posto, repartição da polícia municipal. Aí, o Major Lousada, homem muito baixo e gordo, com fama de bondoso, e subprefeito (também eterno), repreendeu-os, em termos de baixo calão, para, de imediato, mandá-los embora, generosamente.

Eis os “desaforos” saídos dos Postos.

A esse tempo, o Marechal Hermes da Fonseca, ministro da Guerra, convidado pelo kaiser para assistir às grandes manobras do Exército Imperial, partia para a Alemanha, acompanhado do general Luís Mendes de Morais, brilhante figura de nossas forças armadas.

Destarte, temos o motivo dos dois primeiros versos.

E fica, assim, contada a história de uma quadrinha...

Convém registrar, aos demais, que decorrido alguns meses, o doutor José Montaury saiu... reeleito, e só muitos anos depois “perdeu” o cargo, por efeito da reforma constitucional de 1923.

(Viriato Dutra – no Almanaque do Correio do Povo de 1974)

Nenhum comentário:

Postar um comentário