sábado, 9 de dezembro de 2017

Canivete suíço



Algumas marcas são confundidas com os produtos que levam seus nomes. Os exemplos são inúmeros: Gillette é sinônimo de aparelho de barbear, Bom-Bril de palha de aço e Maizena, de amido de milho. O mesmo acontece com os canivetes. Não há no mundo uma marca tão famosa, de qualidade tão reconhecida, quanto à suíça Victorinox. Por terem múltiplas funções, são também polivalentes na destinação: são usados pelas tripulações dos ônibus espaciais, são dados de presente pelo cerimonial da Casa Branca, sede do governo norte-americano, e são os canivetes dos soldados do Exército Suíço, o que, aliás, tornou mundial sua fama.

A Victorinox foi fundada em 1884 pelo austríaco Karl Elsener e começou a produzir facas e canivetes para o Exército Suíço em 1891. Em 1909 os canivetes começaram a ser fabricados com a empunhadura vermelha ornada pela cruz da bandeira suíça. Foi também em 1909 que a empresa recebeu o nome Victoria, em homenagem à mãe do fundador. Apenas em 1921 é que o nome atual foi adotado: nesse ano foi inventado o aço INOX, que combinado com Victoria resultou no nome Victorinox.

Saiba mais

Þ O canivete suíço surgiu em 1884, quando karl Elsener, dono de uma empresa de material cirúrgico, descobriu que as facas de bolso usadas pelo exército do seu país eram feitas na Alemanha. Desenvolveu, então, um canivete e integrou a ele diversas ferramentas, além da lâmina: uma chave de fendas, um abridor de latas e um perfurador.

Þ Elsener colocou o brasão da Suíça para diferenciar seu canivete da faca alemã e o batizou em homenagem aos pais, Victor e Victoria. Os primeiros canivetes Victorinox foram entregues aos soldados suíços em 1891.

Þ Para ampliar o negócio, Elsener aperfeiçoou o canivete. Em 1897, criou uma maneira de usar uma mola para dobrar as lâminas. Isso permitiu adicionar mais instrumentos. Surgiram os modelos com abre-latas, chave de fendas, saca-rolhas, serrote, alicate, abridor de garrafas, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento  e até uma pequena bússola.

Þ O produto popularizou-se após a II Guerra, com as tropas americanas, e tornou-se um símbolo da própria Suíça, ao lado dos relógios e dos chocolates. Hoje, o canivete com a cruz branca de cada lado tem mais de cem diferentes combinações.

Þ A Victorinox, fundada por Elsener, é baseada na parte da Suíça que fala alemão, e a Wenger, baseada na parte do país que fala francês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário