domingo, 17 de dezembro de 2017

Funeral do Miliciano

(Oração a um brigadiano morto)


Sabes, pai... o corneteiro tocou uma longa e triste música
E todos os homens que ali estavam ficaram em silêncio.
Teus colegas em uniforme bonitos... bem passados,
Botas lustrosas como espelhos, levaram as armas em direção ao solo
E ficaram como estátuas, parados e sérios.
Tua mãe chorava baixinho e minha mãe caiu no chão, desfalecida,
Toda mole.
Eu nos braços de minha tia,
fiquei olhando Para onde estavas deitado naquele caixão escuro.
Mas não fiquei triste, pois tive orgulho de ti ao ver até o coronel
Levar a mão à testa e fazer continência para ti.
Só não compreendi porque teus colegas atiram sobre o caixão...
Pois todos diziam que tu foras morto
Como herói de cinema, de televisão.
Depois cobriram de terra teu caixão.
Botaram flores, coroas com fitas coloridas:
Amarelas, vermelhas, verdes
E todas as mulheres que ali estavam choravam juntas com meus tios...
Mas... Eu não chore pai... Eu não chorei... Pai...
  
Vanderlan Amaral da Costa

(No gibi “O Aba-Larga)

Aba-Larga foi uma criação de Getúlio Delphino, em 1962, publicado pela CETPA. Teve somente 3 edições: a 1ª em junho/62 e a 3ª em setembro.

“Os Abas-Largas era como se denominavam a Polícia Montada do popular 1º Regimento de Cavalaria da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, nos pampas gaúchos, em virtude do chapéu que servia de cobertura no uniforme...”

Aba-Larga, entre outros heróis, representa um movimento no Sul do Brasil, integrando um conturbado momento político brasileiro ligado a Leonel Brizola que apoiava a nacionalização da HQBR, através da cooperativa CEPTA. Primavam pela valorização dos tipos regionais brasileiros com a criação de personagens como o próprio “Aba-Larga”, “Sepé”, “O Gaúcho”, entre outros.

Com o fechamento da cooperativa, esses personagens e seus quadrinhistas ficaram marginalizados...

(Matéria retirada do site HQ Quadrinhos
“Quadrinhos de Todos os Tempos”).

O Aba-Larga é o policial militar gaúcho que faz patrulhas nos campos de criação de gado contra abigeatos (roubo de reses).


Acima, na foto, dois atores com o fardamento histórico no filme gaúcho Os Abas-Largas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário